quinta-feira, 22 de janeiro, 2015

Aumento no preço das bebidas deve ser inevitável

A sanção da Lei nº 13.097/14, que muda o modelo de cobrança de PIS/Pasep e da Cofins para o setor de bebidas frias, provocará um aumento na carga tributária do setor de 10% e, segundo representantes da indústria, o reajuste será repassado para os consumidores. O novo modelo tributário prevê o cálculo de impostos com base no preço de venda da cerveja pelas indústrias, e não mais pelo volume.
A lei inclui os segmentos de cerveja, água, refrigerantes, energéticos e isotônicos. "O aumento de preços para o consumidor será inevitável", afirmou Fernando Rodrigues de Bairros, presidente da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil).
O executivo observou que o setor já era pressionado pelo aumento nos custos de matérias-primas. "No caso da cerveja, os custos das latas e do malte têm pesado, porque são cotados em dólar. Em refrigerantes, a maior pressão de custos está no açúcar e nas embalagens PET", disse. Bairros também citou o aumento na gasolina, como fator de pressão nos custos.
"As indústrias ainda calculam o impacto da mudança na carga tributária sobre os custos, mas é fato que haverá reajuste", disse Bairros. Em 2014, a inflação da cerveja medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 9,7%, acima do IPCA Geral, de 6,4%.
Supermercado Moderno
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP