quinta-feira, 14 de agosto, 2014

Boticário planeja ter rede de 100 lojas na Colômbia

O setor de cosméticos faturou por volta de US$ 4 bilhões no ano passado na Colômbia, segundo a Câmara de Cosméticos da Associação Nacional dos Empresários da Colômbia (Andi). A chegada de novos competidores pode ajudar a aumentar este valor. Um deles é o grupo brasileiro Boticário, que planeja ter uma rede de cem lojas próprias em dois anos. Cinco delas começarão a operar em 2014.
A chegada do grupo brasileiro que produz e vende maquiagem, perfumes, tratamentos faciais, tratamentos corporais e produtos de cuidado pessoal se traduz numa maior oferta no mercado colombiano - um mercado já altamente disputado, com marcas consagradas, como a também brasileira Natura ou as locais Vogue e Nailen.
Andrés Giraldo Torres, diretor do Boticário na Colômbia, disse que a meta do grupo brasileiro é faturar anualmente entre US$ 80 milhões e US$ 90 milhões, a partir de 2016. No Brasil, a companhia tem uma rede de 3.690 lojas, quase todas franqueadas, e faturamento de R$ 7,6 bilhões em 2013.
"O que temos de fazer de imediato é consolidar a inauguração e a entrada em operação de cinco lojas próprias em Bogotá este ano. Já abrimos um primeiro local no [shopping] Titán Plaza e dentro de algumas semanas inauguraremos outra no [shopping de] Hayuelos. Depois iremos ao [shopping] Centro Chía, ao [shopping] Centro Mayor e, finalmente, ao centro comercial Santafé", informou o diretor.
Giraldo Torres acrescentou que a meta é ter presença comercial nas principais cidades do país, para garantir uma cobertura nacional no fim de 2016. Embora a companhia conte com quatro marcas (O Boticário, Eudora, Quem Disse Berenice e The Beauty Box), nos pontos de venda colombianos serão comercializados apenas perfumes e maquiagem da marca O Boticário.
"Não descartamos a possibilidade de ativar a longo prazo outros modelos de negócio de que o grupo dispõe em âmbito mundial, como a venda direta ou o marketing multinível (ou marketing de rede, derivado da venda direta). Por enquanto, vamos nos concentrar em perfumes, que vão desde US$ 65 mil, e em duas linhas de maquiagem", especificou o representante da empresa.
O Boticário chega a um nicho de mercado (cosmética e higiene) em que os investimentos anuais oscilaram entre US$ 80 milhões e US$ 100 milhões nos últimos cinco anos, segundo Jaime Concha, diretor da Câmara de Cosmética e Higiene da Andi.
"Os investimentos estão sendo feitos em novos produtos e linhas de produção, o que torna este mercado muito dinâmico. Na verdade, o setor vem registrando um comportamento interessante. Nos últimos 12 anos triplicamos o tamanho do mercado", disse Concha.
Depois do Brasil, onde o grupo tem origem e onde é considerado atualmente um dos maiores fabricantes de produtos de beleza do país, a Colômbia se transforma no primeiro mercado da região em que o Grupo Boticário terá uma operação consolidada, com lojas próprias. O plano de expansão na América Latina tinha começado pela Venezuela, mas, diante da situação econômica por que passa esse país, os dirigentes da matriz no Brasil tiveram de reformular as estratégias comerciais.
"Já vínhamos planejando há dois anos e meio o que queremos fazer neste país. A Colômbia é o terceiro mercado de beleza mais importante depois do Brasil e do México e cresce a taxas anuais de 10%. As categorias de beleza nas quais temos produtos movimentam aproximadamente US$ 4,2 bilhões, o que se traduz num alto potencial de faturamento. A Colômbia já está surpreendendo a direção do Grupo Boticário, motivo pelo qual a expansão é vista como algo seguro", disse Giraldo Torres.
O diretor executivo da Câmara de Comércio Brasil-Colômbia, Francisco Solano, avisou que os investimentos das marcas de cosméticos brasileiras continuarão crescendo. "A Colômbia é um mercado foco e prioritário para a Associação Brasileira de Higiene, Perfumaria e Cosméticos. O Boticário é uma marca-símbolo no Brasil, e o fato de investirem na Colômbia é uma demonstração de que estudaram previamente nossa capacidade de consumo e de que nossa economia lhes inspira confiança", comentou.
Para alguns colombianos, sobretudo para os habitantes de Medellín, capital da província de Antioquia, a marca O Boticário pode se mostrar familiar, pois é um nome que já ouvem há quase cinco anos. Efetivamente, trata-se da mesma marca brasileira que atualmente está anunciando um plano de abertura de cinco lojas próprias em Bogotá e arredores.
Torres, diretor da marca na Colômbia, afirmou que um investidor venezuelano tentou representar a empresa por meio da aquisição da franquia, mas o negócio não prosperou. "Esse investidor trabalhou com a marca por dois meses em Antioquia, mas não estava preparado para essa tarefa, e não deu certo", disse o executivo. (Tradução de Rachel Warszawski)
Valor Econômico - 14/08/2014
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