quarta-feira, 22 de janeiro, 2014

Norske Skog Pisa vende remanescente para empresa

Norske Skog, definitivamente, deixou o Brasil e América Latina. Na semana passada, a empresa vendeu sua participação remanescente de 49% na fábrica de papel de jornal Pisa por US$ 37 milhões para chilena Bío Bío Papeles. O moinho de Pisa foi construída em 1984 na cidade de Jaguariaíva, Estado do Paraná, e é a única produtora de papel de jornal no Brasil, com capacidade para produzir 180 mil toneladas / ano de papel de jornal.
De acordo com o gerente-geral da Bío Bío Papeles, Glen Rybertt , a aquisição é uma grande oportunidade para a empresa para crescer no mercado de papel de jornal. "O Brasil é o principal mercado consumidor da América Latina, mas tem um baixo consumo de papel per capita. Demanda pode aumentar mesmo com a penetração da mídia digital", disse Rybertt , acrescentando que Pisa é a única produtora de papel de jornal em um país que consome 500 mil toneladas / yr deste item.
Norske Skog, um dos maiores produtores de papel de jornal do mundo, com mais de 2,5 milhões de toneladas / ano de capacidade, adquiriu a operação de Pisa a partir de Fletcher Challenge em 2002, mas enfrentou problemas com margens operacionais apertados ao longo dos anos. Segundo a empresa, o grupo agora pretende ter o seu core business na Europa e Austrália. "A venda também faz parte de nossa estratégia para melhorar nossa liquidez", explicou a Norske Skog CEO, Sven Ombudstvedt .
Em junho de 2013, a Norske vendeu 51% da fábrica de Pisa para Papeles Bío Bío, que deveria adquirir o restante das ações dentro de um a dois anos. "Esses termos já foram renegociados e incluir um cronograma acelerado para a venda da participação de 49 %. Isto foi possível devido a um programa de refinanciamento fiscal brasileiro (REFIS), que foi lançado pelas autoridades brasileiras no segundo semestre de 2013 e em Pisa que participou", disse Ombudstvedt .
Rybertt confirmou que todos os produtores de papel baseado em pasta mecânica tem ajustado as margens e baixa rentabilidade. "Mas Norske Skog Pisa e executivos puseram em excelente trabalho de racionalização da empresa e melhorar a sua competitividade. Esperamos seguir o mesmo caminho."
Segundo ele, Bío Bío Papeles está fazendo esforços para aumentar a produção com investimentos limitados. "Não há margem para aumentar a produção de 10.000-15.000 toneladas, em comparação com a produção de 2013", comentou ele .
Celulose Online
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP