sexta-feira, 17 de janeiro, 2014

Alpargatas renova contrato com Mizuno

A fabricante de calçados Alpargatas renovou, por mais 26 anos, o contrato de exclusividade para fabricar e vender produtos da japonesa Mizuno no Brasil e outros sete países da América Latina. A companhia vai ampliar a capacidade da fábrica de calçados esportivos localizada em Santa Rita (PB) e planeja levar os produtos da Mizuno para Uruguai, Paraguai e Chile em 2015.
O contrato inicial é de 13 anos, renovável por mais 13 anos. Segundo Fernando Beer, diretor de artigos esportivos da Alpargatas, a parceria prevê ainda a opção de expansão para México, Peru e Colômbia, projeto que não deve ser tocado de imediato.
Atualmente, os produtos da Mizuno são comercializados exclusivamente pela Alpargatas apenas no Brasil e na Argentina.
O segmento de artigos esportivos tem tido uma performance de destaque na Alpargatas, cuja principal marca é a Havaianas, de sandálias. Nos primeiros nove meses do ano passado, os artigos esportivos representaram 37% da receita da Alpargatas - de R$ 2,5 bilhões no total no período -, três pontos percentuais acima da fatia registrada um ano antes.
Atualmente, a Mizuno é a maior marca de esportivos da Alpargatas, que é dona da Topper e da Rainha, além de ser licenciada da Timberland. Segundo Beer, a marca Mizuno apresentou crescimento médio anual de 40% nos últimos cinco anos.
Apenas 8% dos calçados vendidos pela Alpargatas no Brasil são fabricados no país. No caso das roupas da marca, essa fatia chega a 50%. Com a renovação do contrato, a Alpargatas pretende investir na ampliação de capacidade produtiva da fábrica de calçados esportivos localizada em Santa Rita (PB). Parte dos investimentos deve ser iniciada este ano, diz Beer, que não revela valores.
A Mizuno, considerada marca aspiracional entre os jovens, é conhecida por seus calçados de alta performance para corridas. Em menor proporção, também é usada por praticantes de futebol e esportes de quadra, dois segmentos nos quais a Alpargatas deve investir mais a partir de agora, diz Beer.
Segundo o executivo, por causa da Copa do Mundo, o orçamento de marketing da marca Mizuno será elevado de 5% para 7% do faturamento da marca este ano. Além de bancar eventos esportivos, principalmente maratonas de corrida, a Mizuno também patrocina os jogadores Hulk e Dedé, da seleção brasileira de futebol.
Valor Econômico - 17/01/2014
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP