quinta-feira, 06 de junho, 2013

Operações da fábrica em Manaus terão início em julho

A Canon, fabricante japonesa de câmeras fotográficas e impressoras, confirmou que vai iniciar em julho as operações da fábrica em Manaus. A instalação da unidade - a primeira da empresa na América Latina - foi anunciada no ano passado. O projeto recebeu investimento de R$ 2,7 milhões e vai empregar em torno de 60 pessoas. Masaya Maeda, diretor-presidente da divisão de operações de produtos de comunicação de imagens da Canon, disse que a unidade vai fabricar inicialmente câmeras digitais compactas, modelos que não permitem a troca de lentes pelo consumidor.
Na segunda fase, a partir do início de 2014, a unidade vai produzir uma linha de câmeras semiprofissionais (categoria intermediária entre os modelos profissionais e os compactos). Para essa etapa, a equipe será ampliada para aproximadamente cem pessoas. "Depois disso, a estratégia vai depender da demanda e das vendas de câmeras profissionais e semiprofissionais no Brasil", disse o executivo.
Com a produção local, é possível que haja uma mudança nos preços dos produtos, afirmou Maeda. Atualmente, o mercado brasileiro é atendido por equipamentos importados, sobre os quais incide uma carga tributária pesada, disse Jun Otsuka, presidente da Canon do Brasil. Como a fábrica a em Manaus atende aos requisitos do Processo Produtivo Básico (PPB), os equipamentos terão benefícios fiscais como redução de ICMS, PIS e Cofins (alíquota zero, ante 9,25%) e IPI zero (ante cobrança de 20%). Também ficarão isentos do imposto de importação (alíquota de 20%).
A instalação da fábrica no Brasil faz parte da estratégia da companhia japonesa de fortalecer a atuação em países emergentes. Além da fábrica, a Canon instalou no Brasil um centro de assistência técnica, e começou a fazer vendas diretas no país - até o ano passado, os equipamentos eram vendidos apenas por distribuidores. Sem citar números, Maeda disse que a meta é tornar a Canon uma das três primeiras no mercado brasileiro de câmeras em três anos.
De acordo com Otsuka, a operação brasileira representa cerca de 5% das vendas mundiais de câmeras digitais da Canon. (CB)
Valor Econômico - 05/06/2013
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP