terça-feira, 02 de abril, 2013

Unicasa muda estratégia e terá lojas próprias

O ano de 2012 não foi fácil para a Unicasa Móveis, de Bento Gonçalves (RS), que teve o desempenho afetado pelo crescimento econômico menor que o esperado, aumento nos custos e na inadimplência de lojistas e fechamento de pontos de venda. Agora, a empresa está prestes a viver um novo desafio. Vai abrir lojas próprias de sua marca mais tradicional, a Dell Anno.
O projeto começa neste mês de abril com foco no mercado paulista, onde deverão ser abertas seis unidades até o fim do ano. Outra loja será inaugurada em Manaus, Amazonas. As duas primeiras lojas na cidade de São Paulo ficarão no bairro do Morumbi e no Shopping Lar Center.
O diretor de relações com investidores, Paulo Junqueira, diz que a intenção é vivenciar de perto a operação de varejo e ter mais contato com o cliente final, já que em 28 anos de existência a empresa apenas fabricou móveis e deixou a prestação de serviço a parceiros.
Perguntado se a operação própria no varejo tende a crescer, ele respondeu que "dependendo do sucesso", pode ampliar para 10 ou 15 lojas, "não mais que isso".
A Unicasa fechou o ano passado com 952 lojas, 66 a mais que no exercício anterior. A marca New, criada em 2005 e uma das principais apostas de crescimento da empresa, acumulou no ano 80 novas lojas. Mas as marcas Dell Anno e Favorita tiveram redução de 14 lojas no exercício.
A direção da empresa admitiu que o aumento na inadimplência de lojistas contribuiu para o fechamento de "número relevante" de unidades. Sem revelar números, o diretor comercial, Thiago Baisch, informou que a inadimplência cresceu 50% em 2012.
Para 2013, o plano é abrir 79 lojas, sendo 35 lojas de sua nova marca Casa Brasileira, 30 da New e 14 da Dell Ano, o que inclui as sete próprias. A intenção é ter faturamento parecido com o de 2011, o melhor da história da empresa.
Os diretores informaram em teleconferência com analistas de mercado que o ano começou melhor nos pontos de venda, mas a reação na fábrica demora mais.
A Unicasa lançou ações na BM&FBovespa no ano passado e, na semana passada, divulgou o resultado do quarto trimestre.
Seu lucro líquido teve queda de 31,5% de outubro a dezembro, para R$ 10,23 milhões, na comparação com igual período do ano anterior. A receita líquida recuou 6%, para R$ 75,56 milhões. A receita líquida do ano foi de R$ 279,4 milhões, 5,2% menor que em 2011.
Valor Econômico
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP