quarta-feira, 06 de março, 2013

Mercatto tem 33% da Amor aos Pedaços

O fundo de investimento brasileiro Mercatto adquiriu 33% da rede de franquias Amor aos Pedaços, tornando-se sócio da operação por meio de uma injeção de recursos no negócio, de valor não revelado, que serão aplicados para reforçar o ritmo de crescimento da empresa, fundada há 30 anos. Poucas lojas da rede de franquias têm sido abertas e alguns planos antigos - como a volta ao Rio de Janeiro - ainda estão no papel, num período em que novas docerias têm ocupado o mercado, especialmente os shoppings centers, principal praça de atuação da Amor aos Pedaços.
Para acomodar a entrada do fundo, o casal de sócios Ivani e Armando Calarezi, com 50% da empresa, e a outra sócia Silvana Marmonti, com os 50% restantes, reduziram sua participação no controle - Ivani e Armando com 33% e Silvana, outros 33%. Um conselho de administração deve ser criado pela empresa ainda no primeiro trimestre, com cinco membros, sendo um deles indicado pela Mercatto, dois como membros independentes e as outras duas vaga a serem ocupadas pelas sócias.
A empresária Silvana diz que, com o investimento, será possível acelerar a ocupação de novos Estados - como Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba - e concluir o investimento de R$ 5 milhões numa nova fábrica, em Cotia (SP). A unidade inaugurada em dezembro, que passa por pequenos ajustes, tem capacidade de produção três vezes maior que a unidade antiga, na Vila Olímpia, na zona sul de São Paulo, onde a fabricação anual atingia até 800 toneladas ao ano.
Até então, a empresa falava em chegar a todos os Estados brasileiros até o fim de 2017, atingindo 160 lojas. Essa meta ficou mais agressiva: são 160 unidades até 2016 e 250 pontos dentro de cinco anos. A questão, diz a sócia, é que dentro do ritmo de expansão que estava sendo registrado, com capital próprio, a empresa percebeu que as metas antigas não seriam atingidas. "Não estávamos conseguindo crescer no ritmo que queríamos", disse Silvana. "Foram dois anos de conversas [com a Mercatto] e fomos pensando num modelo de sociedade que fizesse sentido. Precisávamos de um sócio para crescermos mais rápido".
A empresa irá compor o fundo Mercatto Alimentos FMIEE, que tem entre seus investimentos dois negócios adquiridos em 2010: a Forno de Minas (Laticínios Condessa) cuja participação atinge 29,3% do controle, e a Villa Germania Alimentos, líder na produção de carne de pato, com 40% da empresa. A entrada do fundo na Amor aos Pedaços foi possível após uma análise de quase 700 empresas de alimentos e bebidas, avaliadas pela Mercatto nos últimos quatro anos. "Escolhemos com cautela e fomos pacientes para fechar a operação. Não somos investidores que aparecem de vez em quando na empresa. Estaremos no conselho para acompanhar de perto, sem interferir na gestão do dia a dia", diz Paulo Henrique Todaro, sócio-diretor da Mercatto Investimentos.
Considerada uma das maiores redes de franquias de doces no país, a Amor aos Pedaços tem 60 unidades e R$ 56 milhões de faturamento bruto em 2012, valor 16% superior ao apurado em 2011 (crescimento real de 10%). Em março de 2012, ela já somava 60 unidades em operação, o que indica que há uma expansão na venda por metro quadrado, já que a base de lojas está estável. Escalada de preços de terrenos em algumas praças, como no Rio de Janeiro, teriam feito a empresa segurar alguns investimentos, num momento em que há um aumento de concorrência considerável no setor nos últimos dois anos.
Com a proliferação de pequenas docerias, como as que vendem brigadeiros e "cupcakes" (doces em forma de um bolo em miniatura), franquias de baixo investimento foram surgindo nos últimos anos. Apesar de algumas franquias rivais não venderem bolos (o foco da Amor aos Pedaços), as lojas acabam competindo pelo mesmo cliente. "É um supérfluo que pode ser barato, e que ganhou consumidores com o aumento de renda da classe C. Por isso, atraiu investimentos de novas redes, que surgiram em grande número nos últimos cinco anos", diz o consultor Claudio Felisoni.
Valor Econômico
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP