quarta-feira, 13 de março, 2013

M. Dias Branco vê boas oportunidades nos segmentos de pães e chocolates

Paralelamente ao seu plano de iniciar a produção de mistura para bolos e torradas, a M. Dias Branco, fabricante de biscoitos, massas e farinha, estuda entrar em novos mercados. “Estamos atentos a oportunidades de aquisições. Os segmentos de barras de cereal, chocolates e pães industrializados são bem interessantes”, afirma Álvaro Bandeira de Paula, diretor de relações com investidores da M. Dias Branco.

A última aquisição da companhia foi o Moinho Santa Lúcia, em maio do ano passado. A empresa é especializada na moagem de trigo e também fabrica biscoitos e massas. Enquanto estuda possíveis aquisições, a empresa procura umlugar para instalar sua fábrica de torradas. “O início da produção destes produtos deve ficar para 2014”, afirma Bandeira. Já a fabricação de mistura para bolos começará este ano e será concentrada na unidade da Bahia.
Os produtos lançados pela companhia nos últimos dois anos representaram 4,6% das vendas totais de 2012. Este fato “atesta a expectativa positiva quanto à evolução deste percentual para os próximos anos”, informou a empresa em seu balanço financeiro.
Em 2013, a companhia continuará perseguindo seu plano de alcançar 100% de verticalização da farinha, sua principal matéria- prima. Para isto vai construir dois moinhos: um na sua fábrica de Recife e outro na unidade de Bento Gonçalves. A companhia possui quatro moinhos no Nordeste, mas ainda não é autossuficiente na produção de farinha na região. “No Rio Grande do Sul também temos que comprar farinha de terceiros, já que o moinho mais próximo desta unidade fabril fica na Bahia”, afirma Bandeira.
Desempenho
Em 2012, o lucro líquido da companhia atingiu R$ 470,5 milhões, alta de 28,4% na comparação com o ano anterior. A receita líquida do período foi de R$ 3,5 bilhões, aumento de 21,8%. No quarto trimestre de 2012, a fabricante fez um investimento de R$ 28,7 milhões os quais foram destinados a ampliação e modernização de fábricas. Considerando todo o ano, o desembolso foi de R$ 117,2 milhões. Em 2013, a empresa informou em seu balanço que investirá um valor ainda maior, embora não revele o montante exato.
A M. Dias Branco é líder no mercado nacional de massas e biscoitos com participação de cerca de 26% em cada um dos segmentos. Atualmente, os biscoitos respondem por 54,8% da receita da companhia. As massas representam 22% do faturamento enquanto o segmento de farinha e farelo fica com 17,7% e o de margarinas e gorduras com 5,5%.
Perspectivas
Devido a alta do trigo verificada no ano passado, a companhia precisou repassar a alta dos custos para os preços dos produtos na tentativa de preservar suas margens. Mas este ano, a companhia trabalha com uma expectativa de queda no preço do trigo nos meses de maio e abril. “A companhia continuará com os esforços para recomposição de suas margens, os quais contemplam uma série de ações como expansão de volume de vendas, melhoria de mix de produtos vendidos e administração dos repasses de custos a preços”, informou em seu balanço.
Brasil Econômico
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP