quinta-feira, 14 de março, 2013

Ferrari inova e volta a produzir veículos luxuosos

O mercado de carros de luxo voltou a aquecer após grandes marcas lançarem modelos luxuosos. Ferrari, Bentley, Jaguar e Rolls-Royce são as responsáveis por esse aquecimento em um setor que sofre queda de vendas nos últimos tempos. Segundo especialistas, no ano passado a venda de veículos de luxo caiu 3,5%. Foram vendidas 91,672 mil unidades na Europa.
A Ferrari mostrou um novo veículo híbrido. A “La Ferrari” custa cerca de US$ 1,3 milhão. Já a Bentley renovou as portas do famoso Continental Flying Spur. A Jaguar apresenta ao mercado o mais rápido da categoria, o Jaguar XFR-S.
De acordo com pesquisa da IHS, a entrega de veículos “ultra-luxo” vai crescer 8,5% neste ano. “As montadoras ultra-luxo estão tentando superar um ao outro com novo requinte tecnológico”, disse Stefan Bratzel, diretor do Centro de Pesquisa Automotiva da Universidade de Ciências Aplicadas em Bergisch Gladbach, Alemanha.
E asmontadoras parecem celebrar com as expectativas positivas de crescimento do setor. A Ferrari, por exemplo, informou que a empresa tinha planos de fabricar apenas 499 modelos do La Ferrari. Porém, a companhiajá recebeu mais de 700 pedidos. O diferencial do produto é que o molde do banco domotorista será feito sob medida, de acordo com a forma do corpo do comprador.
Usando tecnologia desenvolvida para corridas de Fórmula 1, o carro vai combinar dois motores elétricos com um motor movido a gasolina, o que dá mais potência para o veículo. Além disso, essa combinação reduz o consumo de combustível em até 40%. Como o número de pedidos foi grande, a Ferrari dará preferência para antigos consumidores. Terão preferências aqueles interessados que já possuem duas Ferraris na garagem. “Depois de vários anos deprimentes, os motoristas mais ricos na Europa vão começar a gastar nos seus carros favoritos”, disse o presidente de Passione Rossa, Fabio Barone.
O carro se encaixa na estratégia da Ferrari de aumentar a rentabilidade com cada vez mais luxuosas ofertas porém limitando a produção anual de cerca de 7 mil carros para manter a exclusividade.
Já a Rolls-Royce inovou com ummodelo que possuimadeira e couro. O cupê de duas portas apresenta uma tecnologia de transmissão, que está ligada ao sistema do carro de navegação por satélite. Isso auxilia o carro a se preparar para subidas e descidas, por exemplo.
A Jaguar está fazendo um esforço para expandir mercado e traçou planos para introduzir oito modelos novos ou atualizados este ano. Em Genebra, amarca apresentou o Jaguar-S, 550 – versão potência do sedã XF. O XFR-S, ao preço de US$ 120mil tem uma velocidade máxima de 300 km (185 milhas) por hora e pode chegar a 100 km/ h em 4,6 segundos. Além disso, a Jaguar planeja expandir a sua rede de concessionários na Europa. “O vento contrário das vendas de carros ultra luxuosos está mudando”, disse Christoph Stuermer, analista da IHS em Frankfurt. “Os modelos high-endjá estão esgotados”, completou.
A Bentley, a unidade de ultra-luxo da Volkswagen AG, desenvolveu o Continental Flying Spur, que trata-se de um iate de terra com 17 metros e com uma transmissão de oito velocidades. As vendas da Bentley no ano passado saltou 22%, para 8,5 mil carros, contra um aumento de 1%, para 3,5 mil carros, da Rolls.
Brasil Econômico
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP