sexta-feira, 08 de fevereiro, 2013

Petrópolis dá um passo à frente e leva o energético TNT para a Alemanha

Com a proximidade dos megaeventos, é natural que as empresas brasileiras direcionem atenção especial para o patrocínio esportivo. O Grupo Petrópolis optou pormarcar presença dos campos de futebol aos ringues de luta, sem deixar de lado os autódromos. A estratégia rendeu ainda mais frutos que o esperado.
O patrocínio da Ferrari, uma das principais equipes da Fórmula 1, abriu as portas para a internacionalização da companhia, que começará a vender o energético TNT na Alemanha em março.
“Já entraremos no país com a vantagem de ter uma plataforma de comunicação graças a presença da marca nos carros da equipe”, diz Douglas Costa, o diretor de Mercado do grupo.
A ligação com a escuderia contribuiu também para que uma distribuidora local se interessasse em fechar um acordo com o grupo. A estratégia é oferecer o produto, a princípio, para os estabelecimentos da Baviera, região turística localizada no Sul da Alemanha.
Esse é somente o primeiro passo no processo de internacionalização. “Já temos o registro da marca (TNT) em grande parte do mundo; a ideia é seguir com o projeto em outros países através da união com distribuidoras. Estamos avaliando uma possível entrada nos Estados Unidos”, diz.
Por aqui, na América Latina, a cerveja Itaipava será exportada para o Paraguai. A Petrópolis fechou parceria com um grupo paraguaio, que fabrica o refrigerante Pepsi e também distribui cervejas de diversas marcas no país vizinho.
“Foram eles que nos procuraram. Começaremos essa operação também em março e o negócio terá um volume maior, em comparação com a Alemanha”, comemora.
Estratégia de marketing
A verba de marketing da empresa, que no ano passado foi de R$ 175 milhões dará um salto em 2013, para R$ 360 milhões. Grande parte desse montante será direcionado para os esportes.
Na última semana, a empresa fechou uma importante cota de patrocínio da Copa do Brasil. O objetivo é aumentar a visibilidade da cerveja Itaipava entre o público masculino. Já para o energético TNT, a estratégia é outra: focar o apoio nos esportes individuais.
A marca patrocina o Ultimate Fighting Championship (UFC) e apoia os lutadores brasileiros José Aldo e Junior Cigano. No automobilismo, a Ferrari e os pilotos da escuderia Fernando Alonso e Felipe Massa também são patrocinados pela empresa. “Diante da chegada dos megaeventos no país, é natural que assuntos ligados ao esporte fiquem em evidência. Temos ainda diversos ídolos brasileiros que são atletas, isso facilita a comunicação, principalmente com o púlico jovem”, destaca Costa.
Mercado
A companhia, que tem como carro-chefe a marca Itaipava, ocupa o segundo lugar no mercado de cerveja no país com market share 11% — atrás da Ambev e à frente da Kirin. Com faturamento de R$ 4,8 bilhões no ano passado, a meta agora é viabilizar a distribuição dos produtos em todo o território nacional até 2020.
Para atingir esse objetivo, a Petrópolis, que tem forte atuação nas regiões Sul e Sudeste investiu R$ 1,2 bilhão para a inauguração de duas unidades de produção no nordeste. A primeira, localizada em Alagoinhas (BA), vai começar a operar em junho. Já a fábrica de Itapissuma (PE) está em fase inicial de construção e deve entrar em funcionamento em 2014.
“Com a inauguração da nova fábrica, a meta é aumentar o volume de vendas em 25% na região, o que deve elevar o Market share para 15% em nível nacional”, prevê Costa. Sobre a inclusão de novos produtos no portfólio, Costa afirma que um estudo avaliará o lançamento no segmento de não alcoólicos. “O foco agora é trabalhar o isotônico
Brasil Econômico
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