sexta-feira, 01 de novembro, 2013

Thyssen planeja investir R$ 100 milhões em MG

A ThyssenKrupp vai investir R$ 100 milhões na construção de uma fábrica de componentes de motor em Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais. No local, a empresa terá um inédito processo de produção no país, que integra em um único subconjunto os eixos de comando de válvula à tampa do cabeçote do cilindro.
No total, a Thyssen terá capacidade de fabricar peças para mais de 1 milhão de motores por ano de diversos tipos de veículos, desde carros de passeio a caminhões pesados. Toda essa capacidade inicial já foi contratada por um cliente. A empresa, contudo, não revela quem está por trás do primeiro contrato.
Paulo Alvarenga, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Thyssen, diz que a nova fábrica mineira foi projetada para receber mais duas fases de expansão no futuro. "A depender de novos contratos, a fábrica pode ser ampliada. Há espaço para a construção de novos galpões no terreno", adianta o executivo. A primeira linha vai ocupar apenas 6% de uma área de 200 mil metros quadrados.
A cerimônia de lançamento da pedra fundamental, que marca o início das obras, está agendada para a próxima quinta-feira. Se tudo sair dentro do cronograma, a produção será iniciada no primeiro semestre de 2015.
A Thyssen informa que, ao montar os eixos de comando diretamente na tampa do cabeçote, os subconjuntos serão até 30% mais leves do que as peças convencionais, o que pode contribuir para as metas de eficiência energética assumidas pelas montadoras no novo regime automotivo. Como contrapartida aos incentivos fiscais concedidos pela política automotiva - editada em outubro do ano passado -, os fabricantes se comprometem a tornar os carros, no mínimo, 12% mais eficientes até 2017.
A fábrica em Poços de Caldas, que vai gerar de 170 a 200 empregos diretos, será a primeira no Brasil operada pela Valvetrain, o braço da Thyssen na área de produção de eixos de comando de válvulas. Segundo a empresa, a escolha do local foi baseada no acesso logístico e na disponibilidade de mão de obra qualificada na região. Contudo, será necessário desenvolver alguns fornecedores, diz Alvarenga.
Conhecida por negócios na indústria siderúrgica, onde é sócia da Vale na usina CSA - colocada à venda pelo grupo de origem alemã desde maio do ano passado -, a Thyssen também é um dos maiores fabricantes de autopeças do mundo. No Brasil, onde produz componentes de motor, transmissão e suspensão, a fábrica de Poços de Caldas será a sétima de componentes automotivos e a terceira em Minas Gerais, somando-se às unidades de Ibirité e Santa Luzia, ambas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte.
Essa presença, contudo, já foi maior em um passado recente. Em dezembro de 2011, a Thyssen vendeu para a canadense Magna quatro fábricas de componentes e estruturas de chassi localizadas em São Bernardo do Campo (SP), Ibirité, Camaçari (BA) e São José dos Pinhais (PR).
Segundo Alvarenga, o novo investimento faz parte da estratégia do grupo de investir em mercados em crescimento e de alto retorno para investimentos, como é o caso do Brasil.
Valor Econômico - 01/11/2013
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