quinta-feira, 17 de outubro, 2013

Lucro da Philip Morris no 3º tri sobe 5,1%, para US$ 2,34 bilhões

SÃO PAULO - O sucesso em repassar maiores impostos e inflação aos preços dos produtos foi o principal motivo do crescimento do lucro líquido da fabricante de cigarros Philip Morris. Mesmo tendo vendido um pouco menos, o ganho avançou 5,1% no terceiro trimestre, ante o mesmo período de 2012, para US$ 2,34 bilhões.
AP Photo/Mel Evans
De julho a setembro, o grupo americano vendeu 0,2% menos ao redor do mundo, ou 24 bilhões de unidades. Ao mesmo tempo, porém, sua receita líquida avançou 5,3%, para US$ 20,63 bilhões. Uma das maiores razões por ter vendido menos cigarros a seus clientes, disse a empresa, foi a perda de mercado no México.
No Brasil, por outro lado, a situação se inverteu. A marca Marlboro conquistou mais adeptos tanto por aqui como na Colômbia, ofuscando parcialmente esse volume menor de vendas. Na Argentina, a Philip Morris também comercializo mais produtos: incremento de 1,1%.
O presidente da companhia, André Calantzopoulos, destacou em nota a expansão das marcas entre os clientes. “A participação de mercado que estamos ganhando, particularmente na União Europeia, ajuda a afastar perdas com volumes menores de vendas”, comentou.
A fabricante de cigarros também conseguiu segurar o avanço de seus custos, em relação à receita, no trimestre. Essa linha do balanço subiu 1,3%, para US$ 2,62 bilhões. O nível de impostos cobrados, por outro lado, sofreu salto de 8,8%, chegando a US $ 12,7 bilhões.
Assim, o lucro operacional acabou caindo 0,8% em 12 meses, para US$ 3,59 bilhões. No entanto, a redução de 12,5% nas provisões para esses impostos auxiliou o aumento do lucro líquido.
Valor Econômico - 17/10/2013
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