quinta-feira, 10 de janeiro, 2013

Painéis de Oled começam a decolar

Além das resoluções ultra-altas, conhecidas também como 4K ou UltraHD, outra novidade na área de televisores que chama a atenção na CES em 2013 são os aparelhos com painéis Oled (sigla em inglês para diodo orgânico emissor de luz). A principal vantagem da tecnologia é a fabricação de TVs com menor consumo de energia e muito finas.
Um modelo da LG que começou a ser vendido na Coreia na semana passada e chegará aos Estados Unidos em fevereiro tem a espessura de três cartões de crédito empilhados. O preço: US$ 12 mil por um aparelho de 55 polegadas. A expectativa é que o aparelho chegue ao Brasil até o fim do ano.
Ontem, a LG e a Samsung apresentaram aparelhos Oled com telas curvas, que, segundo as companhias, oferecem melhor ângulo de visão. Não há previsão de lançamento para os produtos. O Oled nunca decolou comercialmente por conta do preço dos painéis. As telas são muito flexíveis e suscetíveis a quebra, o que aumenta o custo para quem fabrica.
Recentemente, Samsung e LG, que têm suas próprias empresas de fabricação de telas, anunciaram ter atingido avanços na eficiência da produção, o que lhes deu ânimo para apostar na tecnologia. As duas já usam a tecnologia em seus celulares e pretendem usar o conhecimento para sair na frente dos concorrentes.
"Montar uma fábrica de Oled depende de um investimento muito alto, que pouquíssimos fabricantes têm condição de fazer. Por isso, se algum fabricante quiser ir para o Oled, terá que falar com Samsung ou LG", disse ao Valor, Steve Bambridge, diretor da empresa de pesquisa GfK. Em meados de 2012, a Sony e a Panasonic anunciaram uma parceria para reduzir custos de fabricação de painéis Oled. O objetivo é atingir produção em massa neste ano. Na avaliação de Bambridge, o Oled só começará a ganhar relevância na indústria de TVs em cinco anos.
Valor
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP