sexta-feira, 18 de janeiro, 2013

Itens de higiene e beleza lideram alta nas vendas em 2012; perecíveis caem

É o que mostra a última edição da pesquisa Tendências, da consultoria Nielsen. O grupo de produtos perecíveis (engloba FLV e alimentos refrigerados, entre outros) teve queda de 0,8% no volume de vendas nos doze meses encerrados em outubro do ano passado, em relação a igual período imediatamente anterior. Foi o pior desempenho entre todos os segmentos analisados, seguido pelo grupo “outros” (fumo, alimentos para cães e gatos, pilha seca e cola), que teve retração de 0,6%, e pela mercearia salgada, cujas vendas caíram 0,5% em volume.
Por outro lado, o segmento higiene e beleza teve um crescimento de 2,5% em volume no período analisado. Foi o melhor resultado entre os produtos não duráveis. Os grupos “bebidas não-alcoólicas” (alta de 1,3%), “limpeza doméstica” (0,2%) e mercearia doce (0,2%) também tiveram resultado positivo. As bebidas alcoólicas ficaram praticamente estáveis, com ligeira queda de 0,1%.
Entre as 130 categorias analisadas pela Nielsen, o vinho foi a que mais cresceu em volume de vendas, com alta de 20,8%. Os sucos de frutas também cresceram bastante, 13,4%. Os que mais caíram foram sabão em barra (retração de 9,8%) e inseticida (8%).
Segundo a Nielsen, de forma geral, o volume vendido de produtos não-duráveis cresceu 0,4% entre os meses de outubro de 2011 e de 2012. O dado confirma a tendência de desaceleração no consumo desses produtos, sugerida pela pesquisa da Kantar noticiada por SM no início da semana. No período anterior, entre 2010 e 2011, houve crescimento de 1,8%.
A pesquisa da Nielsen aborda, além de supermercados, estabelecimentos como mercearias, padarias, bares e farmácias. Não foi incluída a região Norte no estudo, além de parte do Centro-Oeste
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