quarta-feira, 16 de janeiro, 2013

Brasil marca presença em convenção de varejo

Esta semana, varejistas de todo o mundo se encontram para a Convenção Anual da National Retail Federation em Nova York, um dos eventos mais importantes para o comércio mundial. O evento ocorre há 102 anos e oferece muitas oportunidades de negócio, aprendizado e networking, além de trazer salão de exposições enormes, repleto de tecnologia e novas soluções. Este ano, todas as sessões serão traduzidas em português, o que mostra a importância da economia do nosso país no cenário internacional e valorização da presença maciça dos brasileiros no evento. Outra novidade é que o pavilhão que recebe os expositores de soluções para o varejo cresceu e terá agora dois corredores.
São mais de 450 empresas, além de apresentações dos fornecedores no mesmo auditório em que acontecerão algumas das palestras mais importantes desta edição.
A feira proporciona, ainda, um dia inteiro de palestras voltadas ao pequeno e médio varejo. O Brasil tem destaque na programa- ção. No último domingo, Roberto Sampaio, da Marisa, Marcos Gouvêa de Souza e Alberto Serrentino, da GS&MD, falaram sobre consumidores emergentes em países emergentes juntamente com o mexicano Esteban Galindez, do Grupo Elektra. Entre os pontos abordados, os palestrantes falaram sobre o equilíbrio entre preço e satisfação do cliente, a utilização do cross channel e a ampliação do portfólio de serviços. Sampaio ainda explicou como a Marisa está trabalhando cada dia mais o visual e merchandising, além de buscar oferecer ao cliente mais formas de pagamento.
Pesquisa da IBM revelou que 84% dos entrevistados tinham feito a sua última compra em lojas físicas
As super sessões da NRF viraram keynote e o primeiro painel desse tipo foi apresentado por Melvin Landes e Alison Lewis da Coca Cola que falaram sobre a grande variedade de produtos da empresa para agradar ao máximo possível de clientes, além de parcerias com a rede Walgreens e com outras varejistas, da preocupação da empresa com a questão da sustentabilidade e a intenção de compartilhar emoções e valores. Alison Lewis explicou o reposicionamento da marca com relação a era mobile e citou, por exemplo, que a própria página da empresa no Facebook não foi criada pela companhia e sim por dois clientes da Califórnia que adoram o produto. A CocaCola ainda apresentou diversos vídeos e ações de marketing que deram certo. Na segunda keynote do dia, Jill Pulleri, da IBM, falou sobre uma pesquisa realizada pela empresa e que revelou que 84% dos entrevistados tinham feito a sua última compra em lojas físicas, mas que apenas 56% deles pretendiam voltar a fazer isso. Outros 9% tinham intenção de fazer a próxima compra on-line e 35% não sabiam qual canal utilizariam. Na sequência, Erik Qualman, autor do livro “Socialnomics” falou sobre como as redes sociais estão influenciando o comportamento de compra dos consumidores.
Como nos anos anteriores, a delegação brasileira é uma das maiores do evento. A brincadeira dos bastidores é de que metade da audiência é do Brasil, tanto que pelos corredores só se ouve português. O setor de material de construção está representado nas várias delegações. Trata-se de uma excelente oportunidade para aprendizado e networking.
Brasil Econômico
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