sexta-feira, 02 de junho, 2017

Consumidor mudou hábitos e indústria deve mudar também, dizem especialistas

Na América Latina, o Brasil permanece o maior mercado, com vendas de US$ 2,3 bilhões dólares em 2016, 35% do total nessa região do globo. “Nos segmentos atendidos por essa indústria, o Brasil lidera o mercado em papel-toalha e papel higiênico”, disse. Uma tendência ainda pequena no Brasil apontada por Moritsu é o mercado away from home, principalmente para canais institucionais como indústrias, negócios, hotéis, restaurantes, catering, hospitais, shoppings, escolas, entre outros.
Para ele, há chances de crescimento do mercado tissue no Brasil, já que o consumo per capita é de cerca de 3 kg/ano, e nos Estados Unidos essa relação é de quase 9 kg/ano. Mas, para isso, é importante atrair o comprador de outras formas.
“O que aprendemos sobre o consumidor, nesse contexto de crise, é que ele mudou seus hábitos, pois o bolso encolheu, então ele teve de parar e pensar o que e como comprar. Surgem novos canais, novas marcas, novos produtos e outros usos, racionalizando a compra.
Seja em uma pesquisa online ou em uma loja física, agora o preço vem em primeiro lugar”, avalia Marco Aurélio Lima, diretor de Relações de Negócios da GfK Brasil. “As indústrias estão impulsionando novas tendências e o setor de papel tissue está diretamente ligado a isso, já que segue o movimento de demandas diferenciadas, se não em volumes, em itens, porque o comprador quer soluções diferentes em performance, qualidade e ocasião”, complementa Fernanda Accorsi, especialista em Marketing Comercial e Varejo da FA Retail (Espanha).
Tissue on line - 01/06/2017
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