quarta-feira, 15 de junho, 2016

Cafeterias ganham peso na estratégia do grupo no país

Com as três novas cafeterias que inaugura este mês, o Octavio Café quer ampliar a comercialização dos cafés cultivados nas fazendas do grupo controlador e difundir a marca do produto. Mas não apenas isso. O objetivo é também proporcionar "uma experiência" ao cliente. "As cafeterias serão cada vez mais importantes na estratégia [do grupo], vão elevar o volume de café torrado e moído vendido e são também um marketing da marca", avalia Edgard Bressani, diretor-executivo da O'Coffee.
As novas lojas que estão entrando em operação são o que Jonas Picirillo, gerente geral de operações do Octavio Café, chama de a "quarta onda das cafeterias". Nelas, o cliente pode tirar dúvidas sobre o café com os profissionais que lá trabalham, entender o processo de produção e preparo e ter informações sobre as origens do produto.
De acordo com Picirillo, que trabalhou sete anos na rede americana Starbucks antes de ingressar no Octavio, existe hoje uma demanda por esse tipo de experiência nas cafeterias. Ele afirma que a "popularização da Nespresso ampliou o interesse por café de qualidade" no país. De fato, o café em cápsulas da suíça Nestlé popularizou a própria categoria.

Uma das lojas que o Octavio está abrindo fica no shopping Eldorado, na capital paulista, e as outras duas no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). São cafeterias bem menores que a primeira do grupo em São Paulo e com uma nova identidade visual. A do Eldorado tem 280 m2 e as de Viracopos, 70 m2 cada.

Nessas lojas, o atendimento será em linha, isto é, o cliente paga e pega o produto no balcão. E haverá mais de 15 diferentes métodos de preparo do café. Além da bebida e itens de alimentação, serão vendidos ainda o produto em pó torrado e moído ou em grão e acessórios para preparo do café.
O plano do Octavio Café é ter 25 lojas próprias até 2020, segundo Jonas Picirillo. Inicialmente, as regiões contempladas devem ser a própria capital paulista e a Grande São Paulo, mas outras regiões do Brasil também estão nos planos do grupo. A empresa não divulga os investimentos nas novas lojas.
Valor Econômico
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