sexta-feira, 08 de abril, 2016

Concorrência com atacarejo prejudicou super e hipermercados em 2015

Com o avanço do atacarejo, favorecido pela crise econômica, os formatos de super e hipermercados registraram queda real nas vendas no ano passado, conforme dados do 45º Relatório Anual de SM, pesquisa que analisa o desempenho do varejo alimentar. Os supermercados faturaram R$ 243,2 bilhões em 2015, o que representou recuo de 3,7%, descontada a inflação média, que foi de 9,01%, calculada pelo IPCA. Já os hiper caíram 5,7% real, com receita bruta de R$ 69,1 bilhões.
O brasileiro passou a procurar mais ofertas no ano passado, o que levou consumidores a migrarem para o cash & carry. Na ansiedade de competir com o formato, muitos supermercados tentaram focar em produtos mais básicos. Com isso, um bom número de lojas do formato perdeu os diferenciais – como conveniência e sortimento de maior valor agregado – e, consequentemente, a competição com os atacarejos.
No caso dos hiper, além de essa concorrência ter se intensificado, o formato já vinha perdendo vendas nos últimos anos. Em 2015, a queda mais acentuada dos bens duráveis levou a mais um ano de dificuldades.
Para saber mais sobre o assunto, aguarde a edição de abril da revista Supermercado Moderno, que circula a partir de 20/04. Nela, você encontrará o resultado completo da pesquisa 45º Ranking de Supermercados.
Supermercado Moderno
Ver esta noticia en: english espanhol
Otras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP