segunda-feira, 26 de fevereiro, 2024

Fábrica da Unilever em Pouso Alegre vai investir mais R$ 80 milhões em 2024

A Unilever, que tem uma fábrica instalada em Pouso Alegre, no Sul de Minas, anunciou, nesta segunda-feira (19), o investimento de R$ 80 milhões em 2024 para a expansão de mais uma linha produtiva da maionese Hellmann’s no local.
De acordo com a empresa, os recursos permitirão que a operação tenha um aumento de duplo dígito na capacidade de produção quando as obras estiverem finalizadas, com previsão para maio de 2025. A empresa de suma importância para a região está na cidade desde a década de 70 e emprega, atualmente, 1,1 mil profissionais, sendo 800 funcionários diretos e 300 indiretos.
O anúncio foi feito durante uma agenda de trabalho do vice-governador Professor Mateus, nesta segunda-feira, ocasião em que ele conheceu as instalações da fábrica, ao lado do prefeito de Pouso Alegre, José Dimas. No local, eles puderam observar a produção da maior operação de alimentos da companhia na América Latina e as relevantes iniciativas sustentáveis promovidas no local.
Segundo a Unilever, nos últimos três anos, a divisão de nutrição da empresa – que tem marcas como Hellmann’s, Knorr, Mãe Terra e Maizena, entre outras – demonstrou um crescimento de mais de 50%, com destaque para a marca Hellmann’s, que dobrou de tamanho no mesmo período.
De acordo com Edmundo Mollo, diretor da fábrica de Pouso Alegre, a expansão é um ganho para todo o Sul de Minas.“O aporte está relacionado a nossa prioridade de atender ao potencial de consumo do mercado. Com o aumento da capacidade produtiva, nos estruturamos para acompanhar o crescimento da marca Hellmann’s no Brasil e seguir gerando cada vez mais benefícios ambientais e socioeconômicos para a região. A fábrica de Pouso Alegre, além de ser responsável pela fabricação das principais marcas de alimentos da Unilever, ainda é referência em ações sustentáveis”, afirmou.
- Sustentabilidade
Ainda na fábrica, o vice-governador verificou as ações de sustentabilidade da fábrica, como, por exemplo, o funcionamento do biodigestor. O equipamento, que tem capacidade de produzir energia térmica e renovável para 100% de abastecimento da operação da fábrica, também é responsável pelo tratamento de 80% dos resíduos orgânicos gerados pelo processo produtivo. O biodigestor, em operação desde o ano passado, garante elevados níveis de eficiência ao mesmo tempo que elimina o uso de combustíveis fósseis na fábrica.
Outra iniciativa sustentável é conhecida como “Ilha Ecológica” de Pouso Alegre. A ação consiste na destinação correta de resíduos orgânicos que vão para compostagem. Na prática, todas as sobras de alimentos viram adubo da horta, permitindo, assim, 96% menos descarte de resíduos por tonelada de produção das fábricas e centros de distribuição da Unilever em Pouso Alegre.
O vice-governador destacou que a fábrica da Unilever é uma referência de sustentabilidade para a região. “É uma alegria saber que essa fábrica, que começou há 50 anos, não só continua gerando emprego e oportunidade, mas vem se atualizando, rodando com carbono zero, por exemplo, utilizando o biodigestor. É a concretude da economia circular”, disse.
Já o prefeito de Pouso Alegre, José Dimas, ressaltou os investimentos constantes da Unilever no município. “É uma tremenda alegria estar aqui. Como pouso-alegrense, a gente vê que a fábrica não parou no tempo. Embora esteja aqui desde 1974, ela vem só se aperfeiçoando”, comentou. Além do governador e prefeito, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio e o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pouso Alegre, José Carlos Costa, estiveram na fábrica.
https://diariodocomercio.com.br/economia/pouso-alegre-investimento-unilever/ Diario do Comercio - 19/02/2024
Produtos relacionados
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP