quarta-feira, 23 de agosto, 2023

Marcas atentas a impactos ambientais influenciam consumidores

Estudo realizado pela Toluna, empresa de pesquisa mercado especialista em insights do consumidor, aponta que os brasileiros, enquanto grandes consumidores de cosméticos, preferem os produtos que não impactam o planeta negativamente.
O Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de maior mercado de beleza e cuidados pessoais, o que evidencia o destaque do setor na economia.
Os entrevistados da pesquisa correspondem a 1.200 pessoas das classes A,B,C e D, entre 18 e 55 anos ou mais, sendo 47% homens e 53% mulheres.
- Comportamento das gerações no consumo de cosméticos
Os produtos de beleza mais consumidos pelos respondentes da pesquisa são shampoo e condicionador, adquiridos por 87%, e o desodorante por 85%. O protetor solar corresponde a 51%, cosméticos para cuidado com a pele do corpo 44% e cosméticos para cuidado com a pele facial 41%.
No entanto, os consumos mudam de acordo com a idade. Os finalizadores de cabelo são mais consumidos pela Geração Z (38%), em relação aos Baby Boomers (18%). Por outro lado, a maquiagem facial é consumida por 36% dos Millenials contra 19% dos Baby Boomers e de 26% dos nascidos na Geração X.
Na lista de cosméticos para o rosto, os mais consumidos são os revitalizantes (33%), anti-idade (30%) e antissinais. Nesse sentido, os cosméticos anti-idade são mais comprados pelos que fazem parte da Geração X (35%), contra 33% dos Millenials e 19% da Geração Z.
Posteriormente, os esmaltes são consumidos por 32% dos entrevistados no mínimo uma vez por semana. Os Millenials representam 36% desse consumo contra 19% dos Baby Boomers.
- Meio ambiente como fator para o consumo
A Toluna constatou que o teste em animais é um impedimento para consumidores adquirirem produtos de beleza. Dados indicam que 50% dos entrevistados não compram de marcas que fazem esses experimentos. Mostrando-se contra esse tipo de teste, 53% da Geração X não usam marcas que fazem animais de cobaias.
Além disso, o estrago no planeta também é um fator considerado na compra dos produtos, pois 47% dos entrevistados não compram de marcas que trazem impacto ao planeta. Mais uma vez, a Geração X é a mais preocupada com isso, enquanto 48% das pessoas desse grupo eliminam marcas que não sejam sustentáveis, 43% da Geração Z têm a mesma atitude.
- Fontes de informação dos consumidores
Os brasileiros costumam se informar sobre os produtos de beleza em redes sociais e em sites das próprias marcas (ambos 41%), nas redes sociais com influenciadoras (40%), e com amigos e familiares (37%).
Quando analisada a faixa etária, o YouTube é o canal preferido de 45% dos nascidos na Geração Z, contra 27% dos Baby Boomers.
Em relação aos locais, as lojas físicas de farmácias são os preferidos de 51% dos entrevistados para fazer as compras dos itens de beleza, ficando à frente das farmácias online (22%) e das lojas de departamento físicas (21%). Sendo assim, o comércio online representa a preferência de 29% da Geração Z contra 18% dos Baby Boomers.
A data de validade também é uma questão que influencia o comportamento dos consumidores. Entre os entrevistados 70% estão atentos ao prazo. Entre os produtos que deixam de ser consumidos por conta do vencimento, está o protetor solar (41%). Em seguida, encontram-se os cosméticos para cuidado com a pele, deixados de lado por 36% dos entrevistados.
https://www.meioemensagem.com.br/marketing/marcas-com-impactos-ambientais-influenciam-consumidores meio&mensagem - 22/08/2023
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