sexta-feira, 17 de fevereiro, 2023

Indústria de molhos Ekma amplia mercado e faturamento pós-pandemia

O reaquecimento do setor de food service após a pandemia, com os trabalhadores voltando à jornada presencial, tem feito várias empresas surfarem na onda do crescimento e vivenciarem expansões além do esperado. Um desses casos é da Ekma, empresa do segmento de atomatados e molhos condimentados que fica no interior de São Paulo e com atuação em todo o país, principalmente nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
A empresa comemora um crescimento de 34% no faturamento em 2022 em relação a 2021. O número é dois pontos percentuais superior à projeção inicial e gera mais fôlego para que a indústria amplie ainda mais sua área de atuação.
A entrada no mercado mineiro é um dos motivos para as boas expectativas. A empresa está concluindo o processo de modernização da fábrica para ampliar a capacidade de produção e está reestruturando o time de vendas para atender a novas praças do mercado nacional. Com a regionalização, a aposta é de manter, em 2023, o crescimento acima dos 30%.
De acordo com Dauto José Azarite Junior, diretor comercial da Ekma, a retomada do setor de alimentação fora do lar após a pandemia, com a volta do trabalho presencial e híbrido, vem trazendo impactos acima das expectativas nos negócios. “Tivemos um crescimento de 43% nas vendas dos atomatados, carro-chefe da empresa responsável por 35% da receita. E, com a consolidação do delivery, registramos um aumento de 53% na demanda da linha de molhos em sachês (mostarda, ketchup, shoyu, agridoce e para salada) em relação ao ano passado”, confirma.
E o reaquecimento do setor de food service, com abertura de novos estabelecimentos, também deverá trazer novas oportunidades de negócios em 2023 para a Ekma, que projeta um crescimento ainda maior. A meta inicial da empresa é aumentar em 36% o faturamento em relação a 2022.
“Acreditamos que o crescimento seja mais uniforme em todos os produtos e não apenas em uma categoria”, afirma Dauto Junior.
- Novos mercados
Para conquistar novos mercados, a Ekma está reestruturando a sua equipe de vendas, que passará a ter uma atuação mais regionalizada. Além de ampliar cada vez mais a presença nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul, seus principais mercados, a empresa se prepara para ingressar em outras localidades.
Entre os mercados-alvo da Ekma estão Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.
“Além disso, os nossos atuais clientes atacadistas têm previsão de abertura de novas lojas em praticamente todo o país, e estamos prontos para acompanhá-los”, diz o executivo.
- Investimentos
De olho no aumento da demanda com a expansão, a Ekma investiu ao longo do ano na modernização da fábrica em Taquaritinga, no interior de São Paulo, para aumentar a capacidade de processamento de tomate, que passou de 8,6 mil toneladas para 14,8 mil toneladas.
A linha de produção ainda ganhou um novo equipamento de envase para linha de sachês e deve contar com mais um maquinário para melhorar a qualidade e a produção de mostarda. O portfólio de produtos Ekma, que atualmente conta com mais de 40 itens entre molhos de tomate refogado e pronto, para pizza, hot dog, molhos para lanches, molho madeira, para salada e oriental, será reforçado com mais um lançamento: uma linha de coberturas doces para forneáveis (pizzas, pães, tortas, entre outros), para alimentar a criatividade e agilizar o trabalho dos chefs e restaurantes.
- A empresa
No mercado desde 1972, a marca se consagrou como líder de vendas do segmento de molhos e condimentos para food service. Seu portfólio abrange molhos para lanche e condimentados, para salada em sachê, orientais, maionese, além de atomatados, como extrato de tomate, tomate triturado, molho refogado e para pizza, que são distribuídos em todo território nacional, principalmente nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
A fábrica, localizada em Taquaritinga, no interior de São Paulo, ocupa uma área de 30 mil metros quadrados, sendo 5 mil de área construída, e gera quase 900 empregos diretos e indiretos. São processadas na planta fabril cerca de 3 mil toneladas de produtos por mês.
https://www.hojeemdia.com.br/economiaefinancas/industria-de-molhos-ekma-amplia-mercado-e-faturamento-pos-pandemia-1.948591 Hoje em Dia - 16/02/2023
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