segunda-feira, 17 de outubro, 2022

Gourmetização do Consumo

No ano em que completa 135 anos de mercado, a indústria alimentícia Selmi projeta crescer de 15% a 18%, na comparação com 2021. Com exclusividade para o Jornal Giro News, o diretor comercial da empresa, Marcelo Guimarães, revela que a marca Renata tem o maior número de SKUs e é a mais representativa em faturamento. Já Galo, apesar de ter uma quantidade menor de SKUs, registra vendas superiores à Renata em macarrão. Comprada no início de 2021, a Todeschini também tem ganhado relevância no negócio. "Todeschini vem crescendo a passos largos. É uma marca que estamos conseguindo rejuvenescer, com nova roupagem e logotipia. Estamos focando muito no canal indireto, tanto para o atacarejo, quanto para o distribuidor, mas também com participação em algumas redes de supermercado", explica o executivo.
- Novidades no Radar
O portfólio de macarrão representa a maior parte do faturamento da Selmi, mas os biscoitos vêm num movimento crescente. Ao todo, são mais de 300 SKUs entre as três marcas. "Investimos muito em fábrica, processos, produtividade, aumento da capacidade de produção. Estamos comprando linhas de produção novas, automatizando embalagens e a parte de paletização, expandindo armazenagem...", destaca Marcelo.
Em produtos, a atenção tem sido direcionada às novidades dos últimos 12 meses. Dentre os lançamentos, estão o Renata Superiore Veggie Protein +, com 20g de proteína, e o Biscoito Renata Cracker Fermentação Natural. "Faremos, em breve, a mudança de embalagem de uma categoria inteira em uma marca, além de um lançamento de biscoito para este ano ainda", antecipa.
- Consumo Gourmet
Os impactos da pandemia no comportamento de consumo ainda são observados nas categorias nas quais a Selmi atua. Para Marcelo, são produtos que estão inseridos em muitos lares e, apesar de o consumidor optar por marcas mais baratas, ele também valoriza a proposta de valor de produtos premium. "Como não podia sair, o consumidor começou a preparar os alimentos e 'gourmetizar' os seus hábitos dentro de casa. Agora, que tudo está voltando ao que era antes da pandemia, muita gente volta a frequentar restaurantes, mas com uma frequência menor, porque os custos aumentaram. Por isso, o consumidor também continua fazendo a comida em casa, então a 'gourmetização' ficou", conclui.
https://www.gironews.com/informacoes-de-fornecedores/gourmetizacao-do-consumo-69873/ Giro News - 17/10/2022
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