terça-feira, 14 de abril, 2020

Pandemia força empresas a evoluir 20 anos em 20 dias

Desde o início da pandemia da covid-19, infecção respiratória causada pelo novo coronavírus, a presidente do conselho de administração do grupo varejista Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, busca exercer uma liderança construtiva. Doou 10 milhões de reais para ações de combate à doença, comprometeu-se a manter o emprego de seus funcionários e pediu aos demais empresários brasileiros que fizessem o mesmo. Para ajudar os pequenos comerciantes, o Magazine Luiza criou uma plataforma que permite aos microempreendedores individuais (MEIs) vender pelo site do Magalu, com frete gratuito, utilizando a rede logística, que é um dos trunfos do grupo. Para Trajano, a cooperação entre todos os agentes da economia é fundamental não só para a superação da crise como também para navegar pela nova sociedade que emergirá após a pandemia. “A única certeza que eu tenho é que não seremos os mesmos quando a emergência passar. As formas de ganhar dinheiro e nos relacionar vão mudar muito”, diz Trajano. É impossível dizer como vai ser esse novo normal. Mas sua intuição — que ajudou a transformar o Magalu de pequena loja de família do interior de São Paulo em um varejista de 60 bilhões de reais em valor de mercado — aponta para um mundo mais colaborativo, consciente e menos egoísta. “Pelo fato de a crise ter afetado todas as classes sociais e pela cooperação que temos visto recentemente, acho que o conceito de coletivo e o hábito da doação e de pensar no próximo vão aumentar muito”, afirma Trajano. “Há 20 anos desenvolvemos essa cultura. E é assim que atuamos nesta crise.” Muitas empresas tiveram apenas os 20 dias de recrudescimento da pandemia no Brasil para replicar uma filosofia que, por todos os indicadores, está funcionando bem para o Magalu nos últimos 20 anos ou mais.
Exame 09-04-2020
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