terça-feira, 12 de fevereiro, 2019

Em Davos, gigantes do consumo lançam programa de embalagens retornáveis

No lema ambientalista “Reduzir, reutilizar, reciclar”, quase toda a atenção ficou voltada – à reciclagem. Agora, algumas das maiores marcas de consumo do mundo estão tentando mudar o foco para o segundo “R” – de reutilizar, com um programa que fornece produtos em embalagens reutilizáveis que podem ser devolvidos à empresa para posterior reembolso. O programa de embalagens duráveis, chamado “Loop” – uma referência à teoria de uma economia circular onde nada é desperdiçado — estreou no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Liderada pela TerraCycle, empresa de reciclagem sediada em Nova Jersey, a Loop oferecerá produtos populares de cerca de 25 empresas, incluindo Nestlé, Unilever, Procter & Gamble e PepsiCo, em contêineres reutilizáveis que os clientes compram online ou em lojas físicas e retornam à empresa quando os produtos forem consumidos. De acordo com a empresa, a iniciativa busca reviver o costume do entregador de leite dos anos 40, como explica o fundador da TerraCycle Tom Szaky: “No modelo do entregador de leite, a embalagem era reutilizável e propriedade da leiteira, então resíduo plástico não existia”. Até meados de maio, os produtos da Loop estarão inicialmente disponíveis online para clientes em Paris, através da rede Carrefour, e, nos EUA, em Nova York, Nova Jersey e Pensilvânia. A TerraCycle está finalizando parcerias nos EUA e em Toronto, no Canadá; negociando a distribuição pela Tesco, de Londres, no final deste ano e visando Tóquio, em 2020. O Loop irá cobrar um depósito reembolsável que os clientes receberão quando retornarem seus contêineres. A empresa de logística United Parcel Service, mais conhecida por UPS, recolherá as embalagens vazias sem custo adicional. Mesmo gastando a energia necessária para transporte e preparar os produtos para reutilização, o programa reduz o desperdício, afirma a TerraCycle e que os contêineres recuperam seu custo ambiental de produção depois de três ou quatro usos. Embalagens com ‘design’ especiais As marcas desenvolveram os contêineres duráveis com seus próprios designers de produtos. Toalhas umedecidas Clorox virão em um tubo de alumínio brilhante, enquanto que o suco de laranja Tropicana e a maionese da Hellman’s serão enviadas em garrafas e potes de vidro duráveis, por exemplo. Para a Haagen-Dazs, a Nestlé projetou um pote de alumínio de parede dupla que realmente mantém o sorvete mais frio do que a embalagem descartável de papel. “A reutilização traz um elemento adicional de complexidade”, disse Simon Lowden, Presidente do Global Snacks Group da PepsiCo. Os projetistas da empresa queriam manter a embalagem com aparência “fresca e não tratada” e garantir que ela pudesse ser limpa várias vezes. A empresa de bebidas também está apostando em embalagens reutilizáveis em outras partes de seus negócios, principalmente para a SodaStream, que foi adquirida ano passado por US$ 3,2 bilhões. “Ensaios como esse nos ajudam a avaliar o potencial futuro de modelos reutilizáveis e nossa capacidade de buscar novas iniciativas”, explica Lowden. A TerraCycle investiu cerca de US $ 10 milhões no projeto, usando seu caixa livre e levantando capital.
ABRE - 11/02/2019
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP