quinta-feira, 29 de junho, 2017

Produtos premium são novo alvo das marcas próprias

Embora a maior contribuição para o crescimento das MP (marcas próprias) venha dos produtos básicos, aquelas com foco em premium crescem 3,4 vezes mais, revela estudo da Nielsen sobre Marcas Próprias no Brasil/2016.
As MP premium são movimentadas por lançamentos e saudabilidade. Os lançamentos representam 33% dos itens e 100% do crescimento dessas marcas, e 37% do faturamento do segmento vem de marcas com proposta de saudabilidade. “Vale ressaltar que há espaço considerável para o desenvolvimento de marcas próprias premium que, atualmente, representam 4,2% de esse mercado”, destaca Jonathas Rosa, coordenador de atendimento ao varejo da Nielsen.
O mercado
Em 10 anos, as marcas próprias triplicaram de faturamento no Autosserviço, aponta a pesquisa da Nielsen. Comparando 2015 com 2016, quase metade do crescimento (48%) de MPs no canal foi impulsionado por novos compradores e 40% veio pelo maior volume por ocasião de compra.
Dos lares novos em MP, o destaque vai para os consumidores de classe baixa, enquanto dos perdidos, o nível socioeconômico em evidência ficou com a classe média. Um ponto importante para a abrangência da MP foi a entrada de novos players e o lançamento de produtos.
Segundo a Nielsen, foram lançadas 58 novas Marcas Próprias, sendo 51 de varejistas regionais, e 2.190 produtos distribuídos em 148 categorias. O crescimento total foi de 28% no número de itens deste segmento no mercado.
Supermercado Moderno - 28/06/2017
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