terça-feira, 23 de maio, 2017

Nível de estoques melhora em maio

São Paulo - O Índice de Estoques (IE) de maio, divulgado ontem (22) pela FecomercioSP, alcançou 105,6 pontos, registrando uma alta de 7%, frente ao mês de abril, e de 20,8% na comparação com maio do ano passado. Segundo a pesquisa, 52,7% dos empresários consideram seus estoques adequados.
A evolução do indicador foi motivada pela queda de 4,1 pontos percentuais (p.p.) no número de empresários que admitiam estar com estoques acima do ideal, na comparação com abril, e por um declínio de 7,8 p.p., no contraponto interanual.
O estudo tem como objetivo descobrir se os comerciantes do varejo do estado de São Paulo estão conseguindo equilibrar seus estoques. Em maio, cerca de 32% dos empresários afirmaram estar com os estoques acima do adequado, a menor proporção desde julho de 2015; enquanto outros 15,1% admitiram que estão operando com o estoque abaixo do considerado ideal.
A parcela de empresários que consideram seus estoques adequados alcançou 52,7%, ainda abaixo do histórico anterior a 2015, quando o indicador gira em torno do 60%.
O Índice de Estoque (IE), medido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), varia de zero (inadequação total) a 200 pontos (adequação total). A marca dos 100 pontos é o limite entre inadequação e adequação.
Perspectivas
Segundo a entidade, a redução dos estoques somente se manterá em um ambiente de crescimento um pouco mais rápido e com uma boa dose de conservadorismo por parte dos comerciantes no momento em que forem projetar novos pedidos e vendas. Nesse contexto, o acompanhamento deste indicador nos próximos meses é relevante para antecipar as perspectivas de retomada da produção industrial.
A entidade afirma ainda que esperava que os dados posteriores ao Natal fossem apenas uma fotografia de um momento ruim. E que com as promoções dos lojistas no primeiro trimestre, o excesso de estocagem fosse se ajustando - movimento que não ocorreu.
Aparentemente, segundo a FecomercioSP, somente em maio o quadro referente aos excessivos e onerosos estoques começou a caminhar para a normalidade - quando se espera que mais de 60% dos empresários estejam com os estoques adequados e menos de 25% deles tenham excesso de mercadorias estocadas.
DCI - 23/05/2017
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP