quinta-feira, 02 de março, 2017

Mercado pet já tem até curso de especialização em unidades móveis

SÃO PAULO - O crescimento do mercado pet nos últimos anos vem alimentando o surgimento de nichos, como o de petshops móveis, que já tem até cursos de especialização. A Universidade Pet (UniPet), fundada em São Paulo, está presente em nove Estados e formou até o momento cerca de 20 mil alunos. O criador da rede, Enio Rodrigues, oferece aulas de especialização de banho e tosa para quem planeja ingressar no segmento.
Com carga horária de duas horas e trinta minutos e custando cerca de R$ 190,00, o curso da UniPet tem conteúdos sobre os cuidados em relação ao tratamento de animais. As aulas são presenciais. "O mercado pet não para de crescer e adaptar esse serviço à mobilidade se tornou uma alternativa", afirma Rodrigues.
O consultor de negócios Nilson Hashizumi, no entanto, alerta sobre os cuidados que os empreendedores devem ter na hora de entrar nesse segmento. "Uma opção é procurar uma marca (franquia de pet shop) que possa dar apoio ao empresário, pois algumas pessoas entram nesse campo sem conhecimento necessário", diz.
Segundo o especialista, é preciso entender a logística do negócio antes de desembolsar qualquer quantia precipitadamente. Ingressar num curso de especialização dará base para a prestação de um serviço satisfatório, avalia. Além disso, é fundamental informar-se a respeito da legislação necessária antes de aderir à proposta de unidade móvel.
Embora ainda não haja legislação específica para essa atividade, o regulamento aplicado sobre clínicas veterinárias convencionais - que, além dos produtos e serviços comercializados em pet shops, oferecem consultas, exames e outros procedimentos que só podem ser executados por médico veterinário - também é válido para os negócios móveis da mesma modalidade.
Conforme o decreto Nº 40.400/1995, artigo 3º, "os estabelecimentos veterinários são obrigados, na forma da legislação vigente, a manter um médico veterinário responsável pelo seu funcionamento". Se a unidade móvel oferecer algum serviço que só possa ser prestado por um médico veterinário, portanto, deverá contar com um desses profissionais.
Formação
Além do profissional que busca uma especialização, os cursos são voltados ao microempreendedor que atua por conta própria e também ao pequeno empresário que pode contratar um funcionário treinado e especializado em banho e tosa. A profissionalização de tosador dura cinco semanas e custa R$ 698,00. As aulas para banhistas são mais curtas: o programa é feito em sete dias, por R$ 886,00.
Os conteúdos vão desde o planejamento financeiro até primeiros-socorros. O Estado de São Paulo concentra o maior número de unidades de ensino da rede fundada há 13 anos, que não revela o faturamento. Além da capital, há cursos em Campinas, Santos e São José do Rio Preto.
A UniPet também tem parceria com a franquia Turma do Banho, empresa que utiliza pequenos trailers adaptados para funcionar como pet shops móveis. As unidades atuam em locais públicos, muitas vezes perto de shopping centers. .
Para montar o trailer é preciso fazer um investimento de R$ 75 mil, segundo o gerente de marketing da Turma do Banho, Ruan Rudsson. A maioria dos clientes se encontra no Estado de São Paulo.
O Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria e Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), em 2016 esse mercado movimentou cerca de R$ 19,2 bilhões, com um crescimento de 5,7% sobre o ano anterior. Nesse cenário, pequenos empresários optam por pet shops móveis para se destacar da concorrência, oferecer um serviço mais cômodo ao cliente e reduzir os custos do negócio.
DCI - 01/03/2017
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