segunda-feira, 18 de julho, 2016

Venda de suco de uva integral desacelera

Após fechar 2015 com alta de 29,8% em volume, a venda de suco de uva integral avançou apenas 0,41% entre janeiro e maio deste ano, contra o mesmo período do ano anterior. O principal motivo é a queda no emprego e na renda do brasileiro. A manutenção desse cenário deve fazer com que o crescimento de 2016 não seja tão robusto, como ocorreu no ano passado.
Dirceu Scottá, presidente do Ibravin, explica que também houve aumento de custos de produção devido à queda na safra de uva e à alta do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), além do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Tudo isso fez o suco integral chegar mais caro às gôndolas dos supermercados.
Mesmo assim, Scottá aposta que o consumidor não vai tirar a bebida de vez do carrinho de compra. O brasileiro continua adquirindo produtos mais saudáveis, porém tem alterado a frequência de consumo e a quantidade adquirida. Portanto, cabe ao supermercadista trabalhar a categoria de maneira mais adequada para incentivar as vendas.
Um cuidado é ficar atento à árvore de decisão, ou seja, aos critérios de escolha da bebida na hora da compra. Segundo a fabricante Famiglia Zanlorenzi, as classes A e B consideram, na definição do que levar para casa, o tipo de embalagem. Depois, selecionam a marca e, na sequência, avaliam eficácia, preço e informações do rótulo. Já o público C e D, diz a empresa, também começa a escolha pela embalagem, mas, depois, analisam o preço. Essas informações podem ajudar o supermercadista a adaptar a exposição na gôndola, tornando-a mais assertiva.
Divulgar os benefícios à saúde do suco integral também ajuda a elevar as vendas. É importante que o público seja informado de que ele é isento de conservantes ou açúcar (portanto não eleva a taxa de glicose) e é composto 100% por suco natural da fruta. De acordo com especialistas, a bebida ajuda a proteger o organismo de toxinas e radicais livres. Também evita a formação de placas de gordura no sangue, o que colabora para reduzir níveis do colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL). O equilíbrio entre essas duas taxas ajuda no controle da pressão arterial e contribui para prevenir doenças cardiovasculares. A recomendação é tomar dois copos – cerca de 200 a 250 ml cada – diariamente.
Essas informações podem ser divulgadas por meio de cartazes fixados nas gôndolas. Promotoras e nutricionistas podem orientar os clientes de forma mais detalhada e realizar degustação. Negociar promoções do tipo leve três e pague dois, além de embalagens econômicas, também ajudam a aumentar o giro do produto.
Supermercado Moderno
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