sexta-feira, 08 de julho, 2016

Cetip vence o prêmio Broadcast Empresas

Num ano de recessão econô- mica, inflação elevada e em que a bolsa brasileira apresentou queda expressiva, um grupo de dez empresas, dos mais diferentes ramos de atuação, conseguiu gerar retorno positivo aos seus investidores. Enquanto o Ibovespa teve baixa de 13,3% em 2015, as vencedoras da 16.ª edição do Prêmio Broadcast Empresas, realizado pela Agência Estado em parceria com a consultoria Economática, apresentaram lucratividade muito superior ao conjunto das companhias brasileiras de capital aberto em 2015. Dentro deste cenário, as três empresas mais bem colocadas foram a Cetip, vencedora, Ambev e Ultrapar. Em um dos indicadores avaliados no ranking, o ROE, que mede a rentabilidade sobre patrimônio, as dez primeiras do ranking alcançaram média de 24,4%, ante 5,6% de todas as empresas de capital aberto do País, exceto bancos. “Nossas campeãs foram bem melhor do que o geral, contrariando a tendência ruim do País, que aliás é lanterna em ROE na América Latina e EUA”, afirma o presidente da Economática, Fernando Exel, citando que, pelas contas da consultoria, esse porcentual (5,6%) foi o mais baixo entre todos os paí- ses da região em 2015. “Esta premiação Broadcast Empresas talvez seja a mais importante nos seus 16 anos de história, por ter sido tão difícil alcançar bons resultados com a recessão econômica e a crise política gerando desafios e indefinições para quase todos os setores. As empresas premiadas comprovaram, através de sua competência e boa governança, serem os melhores investimentos na BM&FBovespa”, afirma o diretor geral da Agência Estado, Daniel Parke. Longo prazo. A grande vencedora do levantamento referente a 2015 foi a Cetip, que, dentro de sua estratégia de diversifica- ção não deixou de investir em projetos, mesmo diante da crise e em um momento em que se prepara para a fusão com a BM&FBovespa. “O ano de 2015 foi marcado pela contínua vontade de desenvolver novos negócios, que garantirão o crescimento da empresa no futuro”, afirmou o diretor-presidente da Cetip, Gilson Finkelsztain. O diretor executivo Financeiro, Corporativo e de Relações com Investidores da Cetip, Willy Jordan, destaca que a nova empresa que virá, fruto da fusão, criará uma infraestrutura única e consolidada para o mercado. “Será criada uma empresa de classe mundial e muito robusta”, frisa o executivo. A fusão, já aprovada pelos acionistas, ainda depende de aprova- ções dos reguladores. Ambev e Ultrapar completam o “pódio” das campeãs na premiação, em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Investimentos. A manutenção dos investimentos e a busca por mais eficiência foram marcas da maioria das companhias mais bem colocadas no Prêmio Broadcast Empresas. “As empresas premiadas tiveram a coragem de investir e olhar para o futuro, mesmo em um ano com tantas incertezas políticas e eco nômicas. Foram na contramão da crise e conseguiram garantir bons retornos para seus acionistas”, diz a editora-chefe do Broadcast, Teresa Navarro. O levantamento, que chega à sua 16.ª edição, mostra que fez bom negócio na Bolsa o investidor que optou por empresas com bom histórico operacional e foco nas metas de longo prazo. Das dez mais bem colocadas na edição anterior, seis voltam a figurar no grupo de destaque agora: Cetip (1.º) – também destaque na categoria especial Novo Mercado –, além de Ambev (2.º), Odontoprev (5.º) – que novamente recebe o prêmio na categoria especial Small Cap –, Lojas Renner (8.º), Weg (9.º) e BRF (10.º). A Fibria leva, nesta edição, o prêmio de Sustentabilidade e também aparece em quarto lugar no ranking geral. Em relação a 2016, as empresas vencedoras dizem estar preparadas para o cenário adverso, com a manutenção das iniciativas de eficiência de gestão, como corte de custos, e também sem abrir mão de investimentos em novos projetos, vários deles de diversificação geográfica ou de portfólio. O Prêmio Broadcast Empresas relativo ao ano de 2015 teve participação de 184 companhias com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e selecionadas por te rem patrimônio líquido acima de R$ 10 milhões, divulgado seus balanços no prazo previsto em lei e estarem em dia com seus credores no período analisado. Metodologia. A metodologia avalia sete indicadores que fazem parte do dia a dia dos investidores e profissionais do mercado financeiro. As menores pontuações representam as melhores posições. Dessa forma, a primeira colocada em liquidez, por exemplo, recebe a nota 1. Para chegar ao resultado final, é feita uma média dos pontos obtidos em sete critérios: variação da rentabilidade patrimonial; pagamento de dividendos em relação ao patrimônio; índice preço/lucro (PL); preço/valor patrimonial da ação (P/VPA); oscilação da ação; volatilidade da ação; e liquidez. Cada empresa é representada pela sua ação mais líquida (ON ou PN).
‘TOP 10’
POSIÇÃO EMPRESA
1º CETIP
2º AMBEV
3º ULTRAPAR
4º FIBRIA
5º ODONTOPREV

6º RAIA DROGASIL

7º MULTIPLUS
8º LOJAS RENNER
9º WEG
10º BRF
O Estado de S. Paulo
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