quinta-feira, 30 de junho, 2016

Chocolates em alta

Embalagens de alumínio garantem proteção e nobreza aos produtos Premium, que representam 8% do mercado nacional
O mercado brasileiro está entre os três maiores produtores e consumidores de chocolate do mundo. Nos últimos anos, o país vem se especializando na produção de chocolates especiais e diversificação de sabores. E o alumínio tem uma presença marcante nas embalagens, em especial, no segmento de produtos Premium.
As informações são de Caio Tomazeli, diretor de Chocolates Premium da ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, que ressalta o fato de a especialização da cadeia produtiva impactar na melhoria da qualidade do chocolate nacional.
“Os chocolates Premium são um resultado desse processo. Em geral, esses produtos têm maior teor de cacau em sua composição, design e embalagem inovadores e menor tempo de validade para consumo. São produzidos em menor escala e geralmente comercializados em canais de venda exclusivos como lojas especializadas e redes de franquias”, explica Tomazeli. Além de marcas industriais, o segmento ainda inclui os chocolates especiais de confeitarias, os artesanais e marcas assinadas por chefs chocolatiers.
Segundo Tomazeli, o consumo do Premium, com exceção dos dois últimos anos, cresceu em média 20% ao ano e hoje representa um consumo de cerca de 8% do mercado de chocolates no Brasil. “Esse crescimento ocorreu devido à evolução dos hábitos de consumo do brasileiro, com crescimento de uma nova classe consumidora, e também devido à melhor qualidade dos chocolates brasileiros”.
Tomazeli ressalta o papel da embalagem nesse cenário evolutivo. Segundo ele, a embalagem tem grande importância, sendo que o design tem influência direta na percepção de valor do produto e também na manutenção das qualidades até o seu consumo final. “Quem trabalha com chocolates encontra no alumínio uma forma de proteger o produto. E quem consome reconhece essa garantia. E o alumínio ainda transfere conceitos de qualidade e nobreza ao chocolate”, garante.
Apesar de o alumínio ser uma excelente opção de embalagem, o diretor da ABICAB alerta: “O alumínio oferece vantagens, mas não substitui outros cuidados como temperatura, umidade, controle de rotatividade e demais medidas de boas práticas necessárias ao controle de armazenagem de alimentos”, conclui.
ABAL
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP