segunda-feira, 14 de março, 2016

Itens da 'cesta' de Páscoa subiram até 66% em São Paulo, diz Fecomercio

As famílias paulistanas terão que colocar mais a mão no bolso para comemorar a Páscoa este ano. Os produtos típicos desta data ficaram mais caros em relação ao ano passado, segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
De acordo com a pesquisa, as maiores altas entre os itens pesquisados foram verificadas nos preços do alho (66,73%) e da cebola (49,41%) nos 12 meses até fevereiro. TIveram fortes altas também os preços do azeite (32,14%), cenoura (29,2%) e tomate (27,66%).
Peixes e chocolates (em barra e bombons) também ficaram mais caros: as altas verificadas nos últimos 12 meses foram de 13,12% e 12,35%, respectivamente – acima da inflação média no período, de 10,18%.
Dos cinco tipos de peixes pesquisados, três apresentaram altas acima da inflação média, com destaque para a merluza, que teve a maior elevação nos últimos 12 meses, 27,45%, seguida pelo salmão (24,16%). Por outro lado, apresentaram menor aumento no período os preços da sardinha (10,47%), do cação (8,84%) e da pescada (5,76%).
Em nota, a entidade aponta que, com a alta dos preços, a tendência é que o consumidor substitua o que costuma comprar por itens mais acessíveis. "A elevação do dólar e a pressão inflacionária sobre os alimentos impactaram fortemente o seu poder de compra, tornando-o cada vez mais cauteloso na hora das compras".
G1
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