segunda-feira, 14 de março, 2016

Crise afeta supermercados de SP e setor perde R$ 1,2 bilhão, diz Apas

A retração do consumo nos supermercados em 2015 foi de 1,39% conforme os números apresentados pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), nesta sexta-feira (11), em Campinas (SP). O recuo nas vendas de R$ 1,2 bilhão se deu pelo aumento dos custos do setor e a previsão para 2016 chega a -2%, segundo a Apas. Campinas representou 3,7% do faturamento anual do estado, com R$ 3,5 bilhões.
Segundo o presidente da Apas, Pedro Celso Gonçalves, o setor faturou R$ 92 bilhões em 2015 e emprega 512 mil empregos diretos e indiretos. O setor, segundo Gonçalves, é o último a ser atingido pela crise, mas a retração representa uma queda nas vendas de R$ 1,2 bilhões. O desempenho do setor no ano passo ficou abaixo dos resultados de anos anteriores, desde 2008 o setor apresentava crescimento real médio de 5% ao ano.
“Nossos custos subiram muito. No ano passado tivemos um acréscimo principalmente na conta de luz, que subiu 40%. Se a venda não acompanha a inflação, sentimos o faturamento cair de uma maneira muito rápida”, explicou ao G1, Gonçalves.
Com a alta em alguns produtos com a inflação, a Apas aponta uma mudança no perfil de compra. “O consumidor hoje é muito versátil. Ele troca de produtos com uma rapidez muito grande, troca de marca e deixa de consumir alguns produtos”, disse o presidente da Apas.
Apenas os dois primeiros meses do ano já foram suficientes, segundo a Apas, para prever os números para 2016. “Nós já esperamos uma queda real de no mínimo 2% e a crise política está interferindo e muito no investimento das empresas e também na expectativa de consumo futuro”, explicou Gonçalves, que disse que o setor poderia crescer em 2016.
“Se não fosse esta crise política, tenho certeza que teríamos um crescimento real pequeno”, disse o presidente.
Ações para aumentar o consumo
Com a alta em alguns produtos com a inflação, a Apas aponta uma mudança no perfil de compra. “O consumidor hoje é muito versátil. Ele troca de produtos com uma rapidez muito grande, troca de marca e deixa de consumir alguns produtos”, disse o presidente da Apas.
O setor de supermercados tenta se reinventar para atrair o consumidor. “Diariamente há uma negociação incansável com os fornecedores para baixar o preço de alguns produtos para atrair o consumidor”, explicou.
Região de Campinas
Responsável por 14,50% do faturamento do setor supermercadista no estado, a região de Campinas faturou R$ 13,6 bilhões. O setor emprega, aproximadamente, 76 mil colaboradores na região.
Apenas em Campinas o setor de supermercados faturou R$ 3,5 bilhões em 2015, a 3,7% do faturamento de todo o estado de São Paulo.
G1
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