quarta-feira, 03 de fevereiro, 2016

Logística desafia redes de sucos

Apesar da variedade de frutas disponível no país, a especialização em sucos de frutas ainda é tímida para o potencial do mercado brasileiro. Uma das exceções é a rede carioca Bibi Sucos, nascida em 1993 e que tem hoje cerca de uma dúzia de lojas que oferecem sucos naturais, açaí, sanduíches naturais, pratos executivos e saladas. No segmento de franquias, a líder, Suco Bagaço, fundada em 2000 e franqueadora desde 2006, conta com mais de 80 pontos em nove Estados.
Só em São Paulo, são 60 lojas em quase 40 cidades, com cardápio baseado em sucos, lanches, saladas e açaí. O investimento inicial, segundo informações publicadas no site da Associação Brasileira de Franchising (ABF), parte de R$ 185 mil. A presença maciça levou o grupo Mercatta, de Bauru (SP), a buscar estratégia regional para expansão da marca própria Batuque, criada há seis anos e focada em sucos e saladas.
Um parceiro encarregou-se de montar unidade teste em Porto Velho (RO) e a expansão teve início por mercados como Imperatriz do Maranhão (MA), Pouso Alegre (MG) e interior de São Paulo. Hoje a marca atua com quiosques, contêineres, lojas de rua e de shopping, com investimento mínimo de R$ 60 mil. Tem só cinco lojas abertas e outras nove vendidas. "Este ano vamos lançar smoothies e sucos detox", diz o responsável pela marca, Matheus Conti, cuja meta é contar com mais dez unidades este ano.
Dificuldades com operação e estabelecimento da cadeia logística levaram a rede Saúde no Copo a retrair as operações. Depois de contar com 15 unidades na região sul, hoje são seis lojas em Porto Alegre, três delas próprias. A marca nasceu em 2002 e foi adquirida em 2010 pelo grupo LZ, especializado em mídia exterior e atraído pelo potencial da alimentação saudável. "Produtos como pães e tortas artesanais ou frutas in natura implicam desenvolvimento de fornecedores locais", detalha Zanetello. Açaí, smoothies e sanduíches são os carros-chefes da casa, que tem duas novas unidades em desenvolvimento e meta de abrir mais duas ou três lojas no segundo semestre.
A Spremuto também busca expansão este ano. Segundo o dono, Rodrigo Gazire, a marca é franqueada desde 2009 e conta com três lojas. "O investimento inicial é de R$ 250 mil, fora o ponto", detalha Rodrigo.
Valor Econômico
Produtos relacionados
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP