quinta-feira, 27 de outubro, 2016

Dobra o número de franquias no exterior

O número de franquias no exterior praticamente dobrou no período entre 2010 e 2016: de 68 foram para 134. Apesar do bom número, esse valor representa apenas 5% das franquias no Brasil, que hoje tem 3.073 redes.
O índice é o mesmo do apresentado há seis anos, mostrando que o crescimento apenas acompanha o lançamento de novas empresas no setor. A pesquisa foi realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e pela ESPM.
A pesquisa, além de avaliar quantitativamente o número de franquias, também avaliou a qualidade dessas unidades. Quase a metade das redes avaliadas (49%) foram classificadas como tendo um “envolvimento experimental”, com apenas uma unidade no exterior e estão apenas testando o mercado; enquanto 29% tem “envolvimento ativo”; e 22% tem “alto comprometimento”.
“De uma forma geral, percebemos com essa pesquisa que as empresas brasileiras são ainda jovens no exterior e têm interesse basicamente institucional”, conta Telma Rocha, professora de relações internacionais da ESPM e uma das responsáveis pela pesquisa. Segundo ela, o tempo médio das franquias no exterior é de oito anos e os principais motivos para a tomada de decisão são fortalecimento da marca e informações sobre o mercado internacional.
Segundo Telma, as redes mais estruturas no exterior são aquelas com maior tempo de operação. Um dos exemplos é a piscina iGui, que está há muito tempo com unidades fora do Brasil e hoje lidera entre as franquias internacionalizadas.
Food Service News
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP