quarta-feira, 20 de janeiro, 2016

Aumenta intenção de consumo das famílias em janeiro

A intenção de consumo das famílias aumentou em janeiro, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O avanço foi de 1,3%, na comparação com dezembro, ficando em 77,5 pontos.
O avanço na comparação mensal foi observada em todas as faixas de renda, tanto entre as famílias que recebem abaixo de dez salários mínimos (alta de 1%), como as que têm rendimento acima desta faixa (alta de 2,7%).
“A alta do índice foi influenciada pela melhora nas expectativas para os próximos meses, levando a um aumento da confiança em janeiro. Esse movimento, típico de início de ano, foi puxado principalmente pelos componentes relacionados às perspectivas profissionais e de consumo”, explica Juliana Serapio, assessora Econômica da CNC, por meio de nota.
A maior parte das famílias, 72,9%, considera o momento desfavorável para a aquisição de duráveis. O componente nível de consumo atual é o segundo subíndice mais baixo do estudo, com 55,3 pontos – queda de 45,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
Exame
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