quinta-feira, 06 de agosto, 2015

Cinco principais marcas de queijo detêm menos de dez por cento do mercado global

O mercado global de queijo está crescendo fortemente, impulsionado por países emergentes como o Brasil, onde se espera que o consumo de queijo triplique em menos de uma década. No entanto, as cinco principais marcas globais detêm menos de 10% do mercado.
Segundo a Canadean’s Research, o valor global de queijo situou-se em US$ 216,3 bilhões em 2014 e deve atingir US$ 237,2 bilhões em 2019. No entanto, o mercado global de queijo também é altamente fragmentado, com as cinco principais marcas – Kraft, Philadelphia, President, Sargento e Galbani – detendo combinadas, menos de 10% da fatia de mercado. “Com o aumento da concorrência, os principais players do mercado estão construindo estratégias únicas, tais como novas características de produtos e usos, para se diferenciarem de outras marcas”, diz Dhara Badiani, analista da Canadean.
A população crescente em países como Brasil, China e Índia, e com aumento da renda disponível, significa que os consumidores gastam mais em alimentos processados, incluindo queijo.
“Alimentos ocidentais, como pizza, massas e sanduíches se tornaram mais populares em muitos mercados emergentes em anos recentes”, diz Badiani. Ao mesmo tempo, o rápido crescimento de formatos de porções (retalhos) dos produtos e cadeias de fast food em mercados emergentes estão impulsionando as vendas de varejo e on-trade de queijo. “Hipermercados e supermercados são o principal canal varejista para o queijo em mercados emergentes, como eles oferecem uma grande variedade de queijos, incluindo multimarca, private label e produtos especiais”, Badiani argumenta.
O relatório da Canadean também indica que o mercado brasileiro de queijo é um dos que tem crescimento mais rápido no mundo. Embora em 2009 a média brasileira por pessoa consumiu 3,4 kg de queijo, o consumo per capita aumentou para 5,4 kg em 2014 e deverá crescer para 8,6 kg em 2019.
O Brasil, atualmente, já é o quinto maior mercado de queijo em termos de volumes no mundo, e tende a continuar a subir no ranking mundial e alcançar o terceiro lugar em 2019. Isso significa que, em menos de cinco anos, o volume do mercado brasileiro de queijo terá o mesmo tamanho que o mercado francês (aproximadamente 1,8 bilhões kg.).
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