terça-feira, 07 de julho, 2015

Union Destillery reforça capacidade para produzir 'malte whisky' no RS

A Union Destillery, maior produtora independente de "malte whisky" do Brasil, abriu uma nova unidade industrial no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS). O objetivo é retomar as exportações e aproveitar o fluxo de turistas na principal região vinícola do país para projetar a imagem do produto no mercado interno. A unidade recém-inaugurada exigiu investimentos de R$ 30 milhões ao longo de quatro anos e ampliou a capacidade da empresa de 2 milhões para 5 milhões de litros por ano.
Produzido a partir da cevada malteada sob um processo que inclui sacarificação (transformação do amido em açúcar), fermentação e destilação, o "malte whisky" é a matéria-prima principal para a elaboração de uísques. O insumo entra na composição da bebida com outros maltes e, no Brasil, também é misturado com álcool de cana e de outros cereais. A redução do teor alcoólico, de 60% após o envelhecimento em barris de carvalho, é feita com água desmineralizada.
Segundo o diretor executivo Luciano Borsato, a Union, fundada há 67 anos, é fornecedora de todas as engarrafadoras no país e tem como principal concorrente o malte importado. De acordo com ele, embora a inauguração da unidade tenha coincidido com um momento de retração do mercado de bebidas quentes no Brasil, o dólar mais caro dificulta a entrada tanto de malte quando de uísque estrangeiro. O projeto do Vale dos Vinhedos, afirmou, foi pensado sob um horizonte de longo prazo.
"Já passamos por diversas crises econômicas e precisamos inovar", disse o executivo.
Conforme a consultoria Euromonitor, o consumo de uísque no Brasil cresceu 39,9% de 2009 até o ano passado, para 51,8 milhões de litros por ano. No período anterior, entre 2013 e 2014, a alta foi de 2,8%. Borsato disse estimar que a bebida nacional detém um quarto do mercado. Para este ano, a expectativa do setor é de uma queda de 15% nas vendas, mesmo desempenho registrado no acumulado até agora.
Mesmo assim, a matriz da Union Destillery, em Veranópolis, opera a 100% da capacidade instalada, de 2 milhões de litros anuais, e a nova fábrica já funciona numa faixa de 1 milhão de litros por ano. A produção adicional, segundo o executivo, permitirá à empresa retomar os contratos de exportação de longo prazo, que até 2008 chegaram a responder por 30% do volume de vendas. "Esperamos alcançar esse percentual num prazo de três anos", disse o diretor. Ele não revela o faturamento anual da companhia.
Desde a crise global de 2008, a fabricante fez apenas vendas "pontuais" para países da Europa e América Central, mas a partir de agora pretende investir mais em mercados como Ásia, América do Norte e África. As negociações já estão em andamento e as vendas dependem de "padrão de produção, qualidade e capacidade de fornecimento contínuo", disse o executivo. No Brasil, o malte precisa ser envelhecido no mínimo dois anos e no mercado externo, pelo menos três.
O projeto da fabricante inclui a implantação, no ano que vem, de uma estrutura para receber parte dos mais de 200 mil turistas que visitam o Vale dos Vinhedos a cada ano, com museu, visitas guiadas e loja temática. No local também será vendido o uísque da marca própria Union Club, elaborado apenas com malte e em pequenos lotes para não competir com as marcas dos clientes. O objetivo é valorizar a bebida nacional. Hoje o produto está disponível no varejo da empresa em Veranópolis
Valor Economico
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