sexta-feira, 24 de julho, 2015

Natura vai priorizar adequação de preços e aumento de volume

A adequação de preços e o aumento de volume são prioridades da Natura para o ano, disse o presidente-executivo, Roberto Lima. A empresa é auxiliada por uma consultoria para melhorar o posicionamento de marcas, canais de venda, categorias e produtos.
“Marcas como Ekos, Chronos e Todo Dia, cada uma, valem por uma empresa inteira e estão sendo objeto de planejamento para tirar o máximo do que foi construído”, disse Lima em teleconferência com analistas para comentar os resultados do segundo trimestre. A preocupação não é apenas com publicidade, com a melhora dos prazos de entrega para representantes de vendas e consumidores, afirmou.
A fabricante de cosméticos faz um trabalho minucioso para avaliar seus custos e o posicionamento no mercado. A empresa olha os preços de mercado e busca formas de ter mais competitividade ante os concorrentes, que são mais ou menos fortes a depender da categoria e do canal, explicou Lima. O aumento de volume também é uma das principais tarefas para o ano.
A Natura estuda aumentos de preços pontuais no segundo semestre, em categorias que tenham espaço para ajustes ou em produtos que estejam mal posicionados, segundo o presidente.
Rede de representantes
Depois de concentrar investimentos em infraestrutura nos últimos anos, a Natura pretende intensificar os gastos com a ativação da rede de representantes de vendas em 2015, disse o presidente Roberto Lima. Segundo ele, a companhia construiu uma estrutura robusta, que permite olhar para outras áreas.
Uma das prioridades é investir em sistemas digitais, para facilitar os pedidos e pagamentos recebidos por consultoras, fazer indicações individualizadas aos consumidores, ter dados mais elaborados para acompanhar o negócio e conhecer os clientes, disse o executivo em teleconferência com analistas.
Os investimentos em bens de capital (capex) somaram R$ 141 milhões no primeiro semestre de 2015, queda de 40% sobre um ano antes. A projeção para o ano é de R$ 385 milhões, com foco em inovação, evolução do modelo comercial no Brasil, e nas operações internacionais em tecnologia da informação (SAP) e logística, segundo o relatório de resultados.
Valor Economico
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