terça-feira, 07 de julho, 2015

Cade aprova compra de fatia da Fertilizantes Heringer pela Potash

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra de 9,5% do capital da Fertilizantes Heringer pela PCS Sales, subsidiária da canadense Potash Corporation. O negócio foi anunciado em março e envolve cerca de US$ 55,7 milhões e um acordo de acionista que está classificado como de “acesso restrito” nos documentos do Cade.
No anúncio do acordo, a Potash disse que o negócio permitiria um compromisso de longo prazo de suprimento de matérias-primas à empresa brasileira. Segundo o Cade, a operação não acarreta prejuízos ao ambiente concorrencial e mesmo as concorrentes da Heringer, consultadas durante o processo, não apontaram que o negócios possa trazer problemas.
Ainda de acordo com parecer do Cade, o Grupo PCS será remunerado estritamente, conforme estatuto da Heringer, como qualquer outro acionista, e não terá qualquer benefício especial na divisão dos lucros. “Assim, não haveria qualquer incentivo a um hipotético fechamento de mercado para os concorrentes da Heringer, no que diz respeito ao fornecimento de potássio, pois os ganhos da PCS seriam limitados à sua participação minoritária”, diz o documento.
Pelos documentos apresentados no processo, a Heringer tem de 10% a 20% do mercado nacional de NPK, com a fatia subindo a 40% dependendo do Estado em questão. Já a PCS tem de 20% a 30% de participação do mercado mundial de potássio.
Valor Economico
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP