quinta-feira, 07 de maio, 2015

Produção de eletrodomésticos de linha marrom retrai 36,2% no ano, diz IBGE

Após a alta na demanda por televisores no período pré-Copa, a produção de eletrodomésticos de linha marrom recuou no primeiro trimestre de 2015. A queda foi de 36,2% sobre um ano antes, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"Há, certamente, um efeito de base de comparação. A queda da linha marrom é muito acentuada, após resultados positivos antes da Copa do Mundo", afirmou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.
Além disso, o crédito mais escasso e caro contribui para reduzir a demanda por bens de consumo duráveis, geralmente de valor mais elevado e que comprometem fatia maior da renda das famílias. "O crédito afeta bens como motocicletas, eletrodomésticos de linha marrom, linha branca, além de mobiliário", citou Macedo.
"Desde setembro de 2014, a trajetória é muito clara em termos de redução da produção da indústria. Em alguns momentos há aumento da velocidade de queda, em outros isso diminui, mas é uma trajetória muito marcada", disse.
No geral, a produção industrial teve retração de 0,8% em março ante fevereiro, na série com ajuste sazonal. Em relação a março do ano passado, a atividade caiu 3,5%. No primeiro trimestre, a indústria brasileira encolheu 5,9% sobre um ano antes.
DCI
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP