quinta-feira, 08 de outubro, 2015

Natura e Unilever planejam investir em marketing o mesmo que em 2015

As empresas de consumo Natura e Unilever pretendem, ao menos, manter os investimentos em marketing nos níveis atuais em 2016. As duas companhias continuam com investimentos reforçados em TV, mas partem também para novas mídias, como a on-line, para atingir um público mais segmentado e para “fazer mais com menos”. O cenário, dizem seus CEOs, exige melhora da produtividade e controle de custos.
A Unilever, que fabrica uma infinidade de produtos como sabão Omo, sorvetes Kibon, xampú Seda e sopas Knorr, fez investimentos de R$ 1,93 bilhão em publicidade no Brasil durante o primeiro semestre neste ano, com queda de 21% em relação a igual período de 2014, de acordo com dados do Ibope Media. De janeiro a junho de 2014, a companhia foi a maior anunciante do país.
As despesas da fabricante de cosméticos e perfumes Natura com vendas, marketing e logística somaram R$ 1,39 bilhão nos primeiros seis meses do ano, alta de 10,3%. A companhia não divulga os números individuais de investimento em marketing.
Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil, acredita que o desempenho da companhia deve melhorar no próximo ano e Roberto Lima, presidente da Natura, afirma que mudanças positivas no país podem vir até antes do esperado se a confiança do consumidor for restabelecida. Os executivos participaram hoje de evento organizado pela revista “Meio & Mensagem”, em São Paulo.
Fernandez disse que a empresa tem percebido mudanças de hábito de consumo de forma mais acentuada nos últimos meses. Ele cita uma polarização entre os produtos de alto valor (premium) e os mais econômicos. Afirma que é preciso encontrar uma equação competitiva para que as categorias continuem a crescer.
O presidente da Unilever destacou que esta não é a primeira crise econômica que o país enfrenta e que a amplitude geográfica da multinacional é uma vantagem estratégica. “Dificilmente o que ocorre hoje não aconteceu em outro país ou em uma outra época.” A companhia está presente há 85 anos no Brasil.
Para os dois CEOs, o cenário é de busca de alternativas para a melhora da produtividade e do controle de custos.
Lima, da Natura, disse que as empresas devem aproveitar os próximos anos para enxugar portfólios e promover ajustes que privilegiem a gestão e a eficiência, sem deixar de investir em inovação. Fernandez reforçou o compromisso da Unilever de investir no país a longo prazo.
Valor Economico
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