quarta-feira, 10 de setembro, 2014

Produção de motos cai 17,8% em agosto

Balanço divulgado ontem pela Abraciclo, entidade que reúne as montadoras de motocicletas, mostra queda nas vendas e produção do setor em agosto, aprofundando os resultados negativos dessa indústria no acumulado do ano.
Na comparação com o mesmo período de 2013, a produção de motos caiu 17,8% no mês passado, para 129,8 mil unidades, enquanto as vendas no atacado - das montadoras para as concessionárias - recuaram 6,8%, somando 120,9 mil unidades.
Já em relação a julho, houve queda de 4,2% na produção. Nessa comparação, porém, as entregas a concessionárias subiram 7%. O desempenho leva para 7% a queda da produção nas fábricas de motos no acumulado do ano. Pouco mais de 1 milhão de motocicletas foram montadas nos oito primeiros meses de 2014. Em igual período, as vendas no atacado somaram 950,7 mil motos, o que significa uma queda de 9,6%.
O levantamento da Abraciclo mostra que as exportações também estão no vermelho, marcando queda de 8,5% no acumulado de janeiro a agosto, comparativamente ao mesmo período de 2013. Nos oito primeiros meses do ano, 62,5 mil motos foram exportadas.
Em nota encaminhada à imprensa, Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, diz que a média diária de vendas no varejo em agosto, de 5,3 mil motos, ficou bem abaixo da expectativa de um volume mais próximo de 6 mil unidades. Para ele, o setor ainda sente a maior seletividade dos bancos na liberação do crédito e as medidas anunciadas recentemente pelo governo para destravar os financiamentos ainda não tiveram efeitos no mercado.
"Vamos aguardar os resultados efetivos dessas medidas para setembro, para que o mercado, ao menos, retorne aos níveis de negócios habitualmente verificados no segundo semestre de anos anteriores", diz o executivo.
VALOR
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP