quinta-feira, 11 de setembro, 2014

Ajinomoto compra americana Windsor, por US$ 800 milhões

SÃO PAULO - A subsidiária da japonesa Ajinomoto na América do Norte fechou acordo para adquirir a fabricante americana de comida congelada Windsor, por aproximadamente US$ 800 milhões. A aquisição deve ser concretizada no início de novembro.
A Windsor tem marcas de culinária asiática, mexicana e italiana. Em comunicado, a Ajinomoto afirmou que a aquisição vai ajudar a acelerar seu crescimento e atingir sua meta de vendas de comida congelada na América do Norte, de 100 bilhões de ienes em 2020.
O negócio de comida congelada da Ajinomoto nos EUA foi estabelecido em 2000 e atualmente gera US$ 130 milhões (aproximadamente 13,5 bilhões de ienes) em vendas. Os principais produtos são guioza, macarrão e arroz. O mercado americano de comidas congeladas movimenta aproximadamente US$ 40 bilhões.
A Ajinomoto vai usar a rede de distribuição da Windsor para se expandir no mercado americano. Os produtos da empresa são vendidos em cerca de 80 mil lojas nos EUA, incluindo grandes varejistas, e em 120 mil restaurantes. A companhia também tem sete fábricas no país.
Com a aquisição, a Ajinomoto afirmou, em comunicado, que projeta ser a maior fabricante de alimentos asiáticos no mercado de comida congelada da América do Norte.
No mundo, a meta da Ajinomoto é que suas vendas de comidas congeladas somem 190 bilhões de ienes no ano fiscal 2016 — 100 bilhões de ienes no Japão e a outra parte no mercado externo.
O presidente global da Ajinomoto, Masatoshi Ito, disse ao Valor, no mês passado, que estuda entrar no mercado de pratos prontos congelados no Brasil. O principal desafio apontado pelo executivo para iniciar as vendas é ter a distribuição adequada. Ito disse que está negociando com parceiros.
Valor Econômico - 10/09/2014
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP