terça-feira, 24 de setembro, 2013

GM poderá produzir compacto em São José

A novela sobre a definição dos planos da General Motors (GM) para a unidade de São José dos Campos (SP) ganhou mais um capítulo. A planta disputa globalmente a produção de um novo compacto. O projeto inicial previa a fabricação de um popular em substituição ao Celta. No entanto, os planos mudaram, informou uma fonte que preferiu não se identificar. "A montadora estuda fabricar um carro maior que o Celta e não mais um 'popular'. O consumidor brasileiro pede isso", disse a fonte.
Hoje, o Celta é produzido na planta de Gravataí (RS) e é o quarto veículo de entrada mais emplacado do País, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). "O projeto do carro pequeno já foi cancelado", ressaltou a fonte.
A GM Brasil está na disputa para receber um investimento de R$ 2,5 bilhões da matriz norte-americana. A cifra seria usada para montar uma nova linha na unidade de São José, uma das maiores da marca no mundo.
Porém, o embate com o sindicato local continua e tem dado mais dor de cabeça à companhia do que o esperado. Isso porque, em julho deste ano, a diretoria da empresa no País decidiu encerrar a linha de produção do Classic, que já está defasada. No entanto, sem chegar a um acordo com o sindicato, a montadora voltou atrás e resolveu manter a produção, porém, em menor escala. A GM afirmou que abriu um Programa de Demissão Voluntária (PDV), que visa o desligamento de pouco mais de 800 funcionários.
A montadora informou, em meados de junho deste ano, que a decisão do aporte bilionário - que será tomada pelo board da companhia em Detroit, nos EUA - seria divulgada entre o final de julho e o início de agosto. Porém, com o impasse criado em São José, este anúncio ainda não saiu, o que mostra a inclinação da matriz em escolher o Brasil para receber os recursos.
Caso o aporte se confirme, a GM está estudando como deve aplicar a cifra. Modernizar a linha do Classic é aparentemente a primeira e única opção, uma vez que construir uma totalmente nova deverá custar o dobro do valor.
E, ao menos por enquanto, a decisão de produzir um modelo compacto da Peugeot no Vale do Paraíba ainda está sendo avaliada pela GM.
A montadora norte-americana e a francesa fizeram uma joint venture global, recentemente, para otimizar custos, o que incluiria a produção de carros de forma conjunta.
Diário Comércio Indústria e Serviços – 23/09/2013
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP