quinta-feira, 15 de agosto, 2013

Shacman e JAC saem na frente entre as chinesas

Das montadoras chinesas com planos de produzir caminhões no Brasil, a Shacman e a JAC Motors são as marcas que estão mais perto de tornar seus projetos realidade. A primeira já teve o investimento habilitado no regime automotivo brasileiro e, agora, aguarda a aprovação de financiamento para levar adiante a instalação de uma linha de produção em Tatuí, no interior paulista.
A JAC, por sua vez, está finalizando a terraplenagem do terreno para iniciar, possivelmente no mês que vem, as fundações da fábrica que está construindo em Camaçari (BA), onde, além de carros de passeio, serão fabricados caminhões leves. O investimento da JAC é estimado em R$ 1 bilhão, com o início das operações previsto até o fim do ano que vem, mesmo prazo que vem sendo trabalhado pela Shacman, cujo orçamento é de R$ 400 milhões.
O projeto da Shacman sairá mais rápido e prevê menor investimento porque - diferentemente da JAC, que está erguendo sua fábrica do zero - a montadora vai apenas adaptar um galpão que antes produzia materiais de cerâmica. Marcos Gonzalez, diretor de desenvolvimento de negócios da Metro-Shacman, representante da marca no país, diz que a empresa está negociando com instituições financeiras, incluindo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o financiamento de até 80% do projeto.
A capacidade de produção da Shacman será de 10 mil veículos por ano, em caminhões pesados e extrapesados para aproveitar a demanda por transporte dos setores de grãos, mineração e construção civil. A rede de concessionárias terá inicialmente 28 lojas.
Valor Econômico - 14/08/2013
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP