quinta-feira, 01 de agosto, 2013

Novelis investe US$ 340 milhões de olho nas montadoras

O fornecimento de laminados em alumínio para a indústria automotiva é considerado uma das principais oportunidades de negócio para a Novelis América do Sul. Com investimento de US$ 340 milhões inaugurou terça-feira, 30, novas operações que elevaram em 50% sua capacidade de produção da unidade de Pindamonhangaba, SP.
Segundo Tadeu Nardocci, presidente da Novelis América do Sul, a expansão produtiva de 400 mil toneladas/ano para 600 mil toneladas/ano permitirá explorar mais possibilidades relacionadas ao mercado automotivo:
“Hoje, de 7% a 8% do alumínio produzido na unidade de Pindamonhangaba destina-se ao setor automotivo, e a estimativa é a de que esse porcentual chegue a 15% nos próximos três a quatro anos”.
Nardocci justificou que as metas de redução de emissões de CO2 devem impulsionar o uso de alumínio para produzir veículos mais leves, que consumam menos e emitam menos poluentes.
“O alumínio representa, em média, de 35 kg a 40 kg da massa total dos veículos produzidos no Brasil, enquanto que em outros países essa participação chega a 150 kg. Com o potencial de expansão, trata-se de importante área para nossa operação.”
Defletores de calor são os principais produtos fornecidos pela Novelis às fabricantes de veículos locais. A projeção é ampliar o uso do material na estrutura dos automóveis, inicialmente com peças para capô e portas.
“Estaremos cada vez mais perto das áreas técnicas das montadoras, justamente com o propósito de avançar em projetos para a indústria automotiva brasileira.”
Por ora outros importantes fornecimentos no segmento de transporte no País são as chapas para carrocerias de ônibus e implementos de caminhões, como tanques de transporte de combustível.
A estimativa mundial de ampliação do uso de alumínio na indústria automotiva é de 25% ao ano no período de 2012 a 2017: “Em outros mercados já trabalhamos em projetos de estrutura total em alumínio. Esse reflexo global deverá chegar ao Brasil”.
De acordo com dados da Abal, Associação Brasileira do Alumínio, o fornecimento ao segmento de transportes em 2012 representou 275,9 mil toneladas, fatia de 19,3% do total consumido em 2012, que chegou a 1 milhão 428 mil toneladas.
A expansão das instalações da Novelis no Interior paulista inclui um terceiro laminador a frio, nova refusão e novo forno de pré-aquecimento para laminação a quente. O objetivo é abastecer o mercado interno e também os sul-americanos.
Autodata - 31/07/2013
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP