quarta-feira, 08 de maio, 2013

Sovena terá também azeitona no varejo

O grupo português Sovena, dono do maior olival do mundo, planeja trazer azeitonas ao Brasil em 2013. A principal atividade da companhia é a produção de azeite, mas a Sovena atua também com óleo, biodiesel e vinagre, além de azeitonas. No Brasil, é dona da marca de azeites Andorinha, distribuído pela Bunge.
Vasco Campos, gerente regional do Sovena para a América Latina, diz que está estruturando a entrada das azeitonas com a marca Andorinha no país, mas não dá detalhes sobre a operação.
Português da cidade do Porto, Campos mora no Brasil há um ano e meio. Antes, passava temporadas de três meses por ano aqui, fazendo negócios. Ele assumiu o cargo de gerente regional da Sovena em novembro de 2012, numa mudança na estrutura da empresa cujo objetivo é fortalecer as relações entre a Sovena e os parceiros comerciais e indiretos, como as grandes redes de varejo.
O Brasil se tornou o principal escritório da América Latina e os investimentos em marketing serão maiores em 2013 aqui do que em Portugal, pelo segundo ano consecutivo.
O abastecimento de bares e restaurantes é outra missão de Campos este ano. A operação de "food service" hoje representa pouco para a Sovena e o executivo afirma que está estudando como aumentar as vendas nesse canal, possivelmente por meio de parcerias com a Bunge.
Há, no entanto, muitas dificuldades, diz Campos. A principal é a falta de dados sobre o mercado de food service. Por outro lado, o fato de haver baixa penetração do azeite, principal produto do grupo, neste mercado é desafiador. "O faturamento do food service para o azeite é pequeno, não chega a 10%."
A introdução dos novos produtos vai ajudar a Sovena a "desenvolver mercado no Brasil", expressão repetida pelo executivo diversas vezes durante a entrevista. "A América Latina é o 'calcanhar de Aquiles do grupo'", diz Campos, referindo-se à necessidade de expandir a operação em uma região que cresce e, com isso, torná-la menos dependente da Europa em crise.
A Sovena é a segunda maior empresa de azeites e a maior fornecedora de "marca própria" do produto do mundo (um dos clientes é a rede americana Walmart). Em 2012, faturou mais de € 1 bilhão e movimentou 160 mil toneladas de azeite e 500 mil toneladas de óleo. Tem 1,1 mil funcionários e oito fábricas no mundo.
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP