segunda-feira, 06 de maio, 2013

Mudou, mas não o bom câmbio

Uma das coisas que mais impressionam na Yamaha XJ6 é a precisão do câmbio de seis velocidades e engrenamento constante. Lançado em 2008, na Alemanha, o modelo recebeu as primeiras mudanças na nova versão 2013.
Entre as modificações, há mudanças estéticas na carenagem dianteira, farol, setas, painel, assento e alças de apoio da garupa. O câmbio, felizmente, ficou inalterado. Outra característica que não mudou foi o motor quatro tempos DOHC de 600 cm³ com quatro cilindros que entrega potência de 77.5 cv a 10.000 rpm e torque de 6,09 Kgf.m a 8.500 rpm que, como uma boa moto de média cilindrada, alia boas respostas na cidade e na estrada com momentos de prazer nos passeios.

Mais calma - Vendida no Brasil desde 2010, quando substituiu a linha FX6, a XJ6 foi concebida para ser uma moto de entrada no mundo da média cilindrada. Por isso, ela é mais mansa e dócil nas acelerações. Para chegar ao conjunto, a montadora fez algumas alterações mecânicas no motor da antecessora.

Divulgação
O trabalho, com mudanças nos dutos de admissão, cabeçote e virabrequim também deixou a XJ6 com mais torque em baixas e médias rotações. É divertido e mais seguro pilotando na cidade. Além disso, o consumo médio declarado pela montadora é mais que satisfatório 19,71 km/l para um tanque de 17,3 litros. A velocidade máxima final, segundo a Yamaha, chega a 228km/h em um conjunto de peso seco de 180 quilos e 215 em ordem de marcha.

As alças de apoio do modelo 2013 foram divididas em duas. Aliado ao novo revestimento do banco, mais aderente, o conjunto oferece conforto para o piloto e um conforto acima da média para o passageiro. O painel em LCD com iluminação a LED tem hodômetro total e parcial, trip A, trié B, velocímetro, medidor de combustível, relógio, temperatura do líquido de arrefecimento, temperatura do ar de admissão e controle de luminosidade do próprio painel. O contagiros é analógico.

Quanto? O preço é R$ 28.410. As concorrentes vão de R$ 21.390, da Kasinki Comet GT 650, passando pelos R$ 25.990 da Kawasaki ER-6n; R$ 29.900 da Suzuki Bandit 650 e R$ 31.990, da Honda CB 600F Hornet. A BMW F 800 R, a mais cara R$ 37 mil.
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