segunda-feira, 06 de maio, 2013

Hyundai ultrapassa a Renault em vendas

Os coreanos da Hyundai estão de olhos bem abertos para o mercado brasileiro. A montadora, que inaugurou a primeira fábrica no país em outubro do ano passado, já conquistou o quinto lugar no ranking de vendas de automóveis e comerciais leves. Com o hatch HB20, a empresa ultrapassou a Renault que se mantinha no posto há, ao menos, cinco anos.
“Eles (os coreanos) estão muito agressivos. E o HB20 é um case de sucesso no mercado brasileiro. O carro, antes mesmo de ser lançado, já tinha pedidos contabilizados. Acredito que essa posição deva ser mantida e será difícil para a Renault reconquistar o quinto lugar”, afirmou o conselheiro da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE), Francisco Satkunas.
Até abril, de acordo com dados da Federação Brasileira dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenabrave), a Hyundai comercializou 64.524 unidades e abocanhou 5,84% do bolo. A diferença para a francesa Renault é baixa, mas substancial. A montadora europeia vendeu 63.878 automóveis e comerciais leves e deteve uma participação de 5,78%.
A Renault teve parada de produção nos dois primeiros meses do ano para as obras de aumento de capacidade. Agora a fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, pode produzir 350 mil carros. Foram 110 mil unidades adicionais, praticamente uma nova fábrica. Para isso, a montadora está investindo R$ 1,5 bilhão no Brasil.
“A Hyundai poderá ser ameaçada se ela decidir pela não expansão de sua fábrica em Piracicaba. Não acredito que isso ocorra. Eles estão com uma estrutura bem formada para conquistar o mercado brasileiro”, disse Satkunas. Em Piracicaba, a Hyundai tem capacidade para produzir 150 mil unidades por ano, marca que deverá ser alcançada já este ano, segundo a montadora.
A coreana já estuda até abrir um novo turno de trabalho para dar conta da demanda crescente pelo seu carro HB20, que segundo a Fenabrave já comercializou este ano 43.799 unidades, ficando em quarto lugar entre os automóveis mais vendidos no país. Nessa fábrica, a Hyundai investiu cerca de US$ 700 milhões.
Mercado total
Segundo dados da Fenabrave, as vendas de automóveis e comerciais leves cresceu 18,03% em abril. Foram emplacadas no período 316.705 unidades, ante 268.324 veículos em março. Na comparação com abril do ano passado, quando foram vendidas 244.801unidades, os segmentos registraram 29,37% de crescimento.
No acumulado do ano, também houve aumento de 8,55%. Foram comercializadas, nos primeiros quatro meses do ano, 1.104.341 unidades, contra 1.017.343 no mesmo período de 2012.
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP