sexta-feira, 19 de abril, 2013

Com US$ 320 mi, chinesa terá fábrica no Mato Grosso do Sul

O negócio ocorre num momento em que o governo chinês restringe a expansão de sua indústria doméstica de processamento de milho para tentar garantir suprimentos para a indústria pecuária, com a produção de milho já enfrentando dificuldades para dar conta do crescimento robusto da demanda.
O BBCA, produtor bioquímico baseado na província de Anhui, no leste da China, vai iniciar a construção da fábrica ano que vem. A produção de amido de milho e outros produtos como a glucose, maltose, óleo de milho e proteína em pó terá início em 2015, segundo informações do Governo do Mato Grosso do Sul .

A fábrica vai processar milho produzido por agricultores locais. O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, que esteve em Pequim para a assinatura do acordo de investimento, disse que 60% dos produtos serão exportados, inicialmente para a União Europeia, com o restante sendo usado no mercado local. O projeto vai exigir um investimento de US$ 320 milhões.

O Brasil é o terceiro maior exportador de milho, enquanto a China, o segundo maior consumidor mundial, atrás apenas dos Estados Unidos, tem aumentado rapidamente as importações desde 2011, comprando um recorde de 5,2 milhões de toneladas durante o ano passado.

Biotecnologia
A chinesa BBCA Group é uma das potências da China em biotecnologia. Instalada em Beng Bu, Província de Anhuí, localizada a 900 quilômetros de Pequim,a empresa vai implantar sua fábrica brasileira em Maracaju e deverá empregar pelo menos 400 trabalhadores diretamente.

O acordo assinado pelo governador e o prefeito de Maracaju, Maurílio Azambuja, com o diretor presidente do BBCA Group, Li Roger Jie, prevê uma parceria entre a empresa, o governo do estado e a prefeitura. A expectativa é que a implantação da fábrica tenha início ainda este ano, com a operação já no ano de 2015.

Os entendimentos com a BBCA foram iniciados em 2009, na primeira visita do governador Puccinelli à China.

Diretores da empresa já estiveram em Maracaju, durante a Showtec 2013, e devem voltar ao município no mês de maio para acelerar as negociações. A empresa precisa da destinação de 100 hectares de área para a sede dos empreendimentos e vai adquirir mais 50 hectares. Além disso, depende dos incentivos fiscais que o estado e a prefeitura vão fornecer para realizar o empreendimento que abre caminho para uma grande cadeia produtiva em torno do milho, empregando mais de duas mil pessoas entre a produção e a industrialização da matéria-prima.

Puccinelli confirmou o apoio do governo do estado ao projeto
Alto padrão
A BBCA pretende treinar alguns trabalhadores nas unidades industriais da China e produzir alimentos de padrão internacional de qualidade, utilizando como insumos 600 mil toneladas anuais de milho e 300 mil toneladas de eucalipto. O milho será utilizado na produção de amido, glucose, maltose, óleo, proteína de milho em pó, fibra alimentar, gérmen de milho, lisina e ácido cítrico.

Fundada em 1958, a BBCA é uma das maiores empresas de ciência e tecnologia para a bioquímica, bioenergia e biofarmacêutica da China, com mais de 8.700 funcionários. Como uma das maiores empresas de ciência e tecnologia para a bioquímica, bioenergia e biofarmacêutica, o grupo se destaca como nacional de inovação empresarial, alta tecnologia nacional enterprise e base de dados nacional de ciência, tecnologia e de inovação comercial.

Até o final de 2005, o ativo total da empresa chegou a 19.300 mil funcionários. No final de 2006, o BBCA Grupo vendeu suas ações da BBCA Bioquímica à COFCO. Após a reforma, o grupo tem 8.700 funcionários e oito subsidiárias: BBCA Farmacêuticos, Taifu Indústria, BBCA Bioquímica, Tigre-Biologia, BBCA Gelatin, BBCA Food, BBCA Pharmaceutical Technology, Química e Equipamentos BBCA. O mais importante é o Centro Nacional de Pesquisa de Engenharia de Tecnologia de Fermentação e Pharmaceutical R & D Center, que possui mais de 370 patentes.

Durante o Plano de Cinco Anos (2011-2015), Grupo BBCA adotou a estratégia de "ir para fora". Baseando-se na tecnologia de fermentação avançada biológica e a influência global dos nossos principais produtos, o BBCA Grupo exporta tecnologia de transformação profunda e equipamentos agrícolas para os recursos agrícolas abundantes em regiões como a América do Sul, Europa Oriental e Sudeste da Ásia. A fim de cumprir as exigências do mercado chinês, a BBCA importa muitos produtos, tais como óleo de peixe, farinha de peixe, soja, azeite, leite em pó, entre outros.
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP